Secretaria de Educação realiza formação sobre “A Importância da Rede de Apoio na Proteção do Direito da Criança e do Adolescente”

22/11/2021 - 09:39

Com o intuito de garantir o direito à Educação de qualidade, capacitar a equipe escolar para terem clareza de qual direcionamento tomar frente a uma possível violação de direitos dos alunos, além de discutir os aspectos de identificação e as consequências da violação sexual. A Secretaria de Educação, por meio da Equipe Multidisciplinar em Educação Inclusiva e da Equipe Pedagógica, realizou na última sexta-feira (19), do curso de formação sobre “A Importância da Rede de Apoio na Proteção do Direito da Criança e do Adolescente”, na sede da igreja Assembleia de Deus Nova Aliança (ADNA).

A formação foi direcionada as unidades de ensino municipal, representantes da rede estadual e particular, e convidados da saúde no município de Coxim. Com o objetivo de publicizar e expandir informações acerca do assunto, a formação conta como palestrantes, representantes do Ministério Público, Assembleia Legislativa, Câmara Municipal, Secretaria de Assistência Social - CRAS e CREAS.

Durante todo o dia, palestrantes discursaram sobre o tema. O deputado estadual Herculano Borges, que explanou sobre a lei 5.118/2017 que instituo o mês Maio Laranja, onde o Estado promoverá atividades para conscientização, prevenção, orientação e combate ao abuso e à exploração sexual da criança e do adolescente.

Palestraram também a Dra. Viviane Machado Vazes do Instituto Viva, que apresentou os dados estatísticos sobre o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes no Estado de Mato Grosso do Sul. A Promotora de Justiça Dra. Daniella Costa e Silva, palestrou sobre a Importância da Educação na Prevenção do Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes.

A psicóloga Mayara Biscarra falou sobre a escuta especializada como sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente, vítima ou testemunha de violência. E o psicólogo do CREAS Dr. Cairo César Viana palestrou sobre o papel do CREAS na rede de proteção.

Ainda durante o evento, os participantes assistiram uma apresentação cultural com o tema: “Prevenção ao abuso sexual”, com Tia Lu e Tio Rodrigo, ensinado através da luvinha pedagógica as crianças a se protegerem.

Em 2000, o dia 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (Lei 9.970).

Em 24 de maio de 2017, o mês "Maio Laranja" passou a integrar o calendário oficial de eventos do Estado de Mato Grosso do Sul, com o dia de 18 de maio sendo instituído o Dia Estadual de Combate ao Abuso Sexual e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Participaram do evento secretários municipais de gestão Verô Batista representando o prefeito Edilson Magro, de educação Márcia Gonzalez, de saúde Flávio Dias, vereadores, conselheiros tutelares e diretores de escolas municipal, estadual e particular.

 

 

Fonte: Augusto Marques


30/11/2021 - 10:52 Biblioteca do SESI celebra Dia da Consciência Negra em Coxim e em várias cidades de MS

A Biblioteca SESI Indústria do Conhecimento celebrou o Dia da Consciência Negra realizando ações sociais e educativas em várias cidades de Mato Grosso do Sul, com o objetivo de valorizar a cultura negra e promover o respeito à diversidade.

22/11/2021 - 09:39 Secretaria de Educação realiza formação sobre “A Importância da Rede de Apoio na Proteção do Direito da Criança e do Adolescente”

A Secretaria de Educação, por meio da Equipe Multidisciplinar em Educação Inclusiva e da Equipe Pedagógica, realizou na última sexta-feira (19), do curso de formação sobre “A Importância da Rede de Apoio na Proteção do Direito da Criança e do Adolescente”, na sede da igreja Assembleia de Deus Nova Aliança (ADNA).

17/11/2021 - 00:06 Audiência Pública para implantação de escola Cívico-Militar em Coxim acontece nesta quinta

Proposta pela ABEMIL, Prefeitura de Coxim e Secretaria Municipal de Educação, acontecerá nesta quinta-feira (18), a partir das 18h na Câmara Municipal, uma Audiência Pública e Simpósio que vai debater a implantação de uma escola Cívico-Militar no município de Coxim.

04/11/2021 - 12:54 Rede municipal de ensino volta as aulas 100% presencial nesta quinta

O decreto municipal 763/2021 assinado pelo prefeito Edilson Magro, considera o avanço da vacinação contra a Covid-19 no município de Coxim, que atingiu 97,03% da população acima de 18 anos e 88,38% da população adolescente de 12 a 18 anos imunizados.

26/10/2021 - 11:31 Coxim adere ao programa MS Alfabetiza - Todos pela Alfabetização da Criança

O prefeito Edilson Magro, a secretária municipal de saúde Márcia Gonzalez, a gerente de gestão do sistema educacional Gilvane Da Motta e a técnica da equipe pedagógica Suevelyn Teodoro Azambuja, participaram do evento de lançamento do programa na t

15/10/2021 - 13:40 Prefeitura de Coxim abre Processo Seletivo para contratação de Professor Assistente

A Prefeitura de Coxim, através da Secretaria Municipal de Educação, abre Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária de professores assistentes – NI.

VOLTAR
Turismo

Conheça Coxim

Estabelecida às margens do encontro dos rios Taquari e Coxim, Coxim tem 33 mil habitantes. Por décadas, se consagrou como a Capital do Peixe, fazendo a alegria de pescadores de todos os cantos do país.

 

O rio Taquari é um dos principais formadores da planície pantaneira, sendo responsável por rica biodiversidade e belas paisagens. O rio Coxim é um de seus afluentes, ladeado por paredões naturais imponentes,...

Saiba Mais

Invista em Coxim

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e Pantanal, a oeste.

Atualmente com cerca de 35 mil habitantes, nossa cidade tem sua força na agropecuária, sendo referência na região Norte de MS como polo de comércio, serviços, saúde e educação. O turismo de pesca e o ecoturis...

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e ...

Saiba Mais