Soma de esforços será o lema do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Coxim

04/03/2015 - 15:32

Na manhã desta quarta-feira foi empossado o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em cerimônia realizada na Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social de Coxim.

O CMDCA é um órgão paritário, ou seja, é composto por 20 membros, com igual número de representantes do poder público e da sociedade civil organizada, assim distribuído:

- 10 representantes do poder público municipal, sendo cinco titulares e cinco suplentes, representados por meio das seguintes secretarias municipais: Cidadania e Assistência Social; Saúde; Educação; Receita e Gestão e Desenvolvimento Sustentável.

- 10 representantes da sociedade civil, sendo cinco titulares e cinco suplentes, sem remuneração, dos segmentos de atendimento das entidades (atendimento à criança e ao adolescente): APAE; Organização Mundial para Educação Pré-Escolar (OMEP); Associação dos Amigos, Voluntários e Colaboradores (AAVC); Grupo de Apoio à Adoção Manjedoura (GAAM) e Pastoral da Criança.

Foram empossados:

Representantes Governamentais

- Titulares: Maria de Fátima Silva Santana; Luciana Martins; Vanda Aparecida de Souza; Antônio Portela Lima; Glaci Silva.

- Suplentes: Irene dos Santos Fidélis; Lenita Matias; Nilza de Almeida Franco; Claudia Henrique Ribeiro e Rosa Cristina Oliveira Moraes.

Representantes Não Governamentais:

- Titulares: Fabiane Fernandes Gomes; Eloadir Flores Dias; Keila Diniz; Silvana Aparecida da Silva Zanchett e Helena de Andrade Correa.

- Suplentes: Marineide de Oliveira Pereira Pissini; Roseli Maria Cervi Kohl; José Aparecido Pessoa da Silva; Maria Conceição Félix Barbosa e Solange Bitencourt da Silva.

O secretário de Assistência Social, Rufino Arifa Tigre Neto enfatizou a importância do trabalho em parceria entre o governo e a sociedade. “Temos que somar esforços para dar suporte às nossas crianças e adolescentes. Hoje são tantas as facilidades que os levam ao mundo das drogas, à prostituição, enfim, temos que estar unidos contras às mazelas que atingem nossa sociedade”, pontuou.

Representando o prefeito Aluizio São José, que teve agenda de última hora marcada em Brasília para tratar de assuntos referentes ao município, o vice-prefeito Edilson Magro disse estar à disposição do CMDCA. “O Conselho é peça fundamental para dar o norte das ações mais urgentes a serem realizadas em prol das nossas crianças e adolescentes. Buscar alternativas para que os tirem dos caminhos ruins. Enquanto representante do prefeito Aluizio, me coloco a disposição para participar ativamente das atividades e ações propostas por vocês”.

Para a representante da Pastoral da Criança, Irmã Nivalda Maria Cláudia disse que o que a deixa mais feliz é essa parceria firmada entre organização governamental e não governamental. “Juntos, unindo esforços, poderemos atender nossas crianças e adolescentes para que tenham uma vida feliz e se tornem adultos felizes”, pontuou.

Para Roseli Kohl, presidente da Organização Mundial para Educação Pré-Escolar (OMEP), disse que é uma obrigação, não só do poder público, mas de toda a sociedade, defender os direitos e interesses das crianças e adolescentes. “É muito importante temos consciência que não é só de responsabilidade do poder público cuidar do bem estar de nossa gente. O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, em minha opinião, é o de maior importância, pois contribui na fase do crescimento e do que nossas crianças e jovens irão se tornar no futuro. É de suma importância trabalhar junto para o bem comum da sociedade”, finalizou.

Os empossados irão atuar no biênio 2015/2017. Após o ato de posse houve a primeira reunião do Conselho para definir a diretoria do CMDCA.

Participaram do evento a secretária Municipal de Educação,  Simone Beatriz Gonçalves e o vereadores: Franciel Oliveira, Professora Marilene de Fátima Gasperin e Adenilson Vilalba.


 

 

 

 

Fonte: Andressa Lopes


22/10/2021 - 15:54 Prefeitura reinaugura Espaço do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

A Prefeitura de Coxim através de Secretaria Municipal de Assistência Social, reinaugurou na manhã desta sexta-feira (22), o espaço do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), são atendidas cerca de 200 crianças que agora passam

18/10/2021 - 11:45 Terminou sábado o curso de Artesanato em Palha de Milho

A Prefeitura Municipal de Coxim por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social - SEMCAS realizou o encerramento do Curso de Artesanato em Palha de Milho.

15/10/2021 - 12:01 Prefeito de Figueirão visita Coxim para conhecer ações desenvolvidas no município

O prefeito de Figueirão esteve nesta quinta-feira (14), em Coxim para conhecer os trabalhos e ações que o município vem desenvolvimento, principalmente na área social.

04/10/2021 - 11:40 Setembro Amarelo: Palestras e atividades destacam a valorização da vida

A Prefeitura Municipal de Coxim através da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social SEMCAS e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social CREAS e com a parceria do Conselho Tutelar realizou várias atividades em alusivas a

04/10/2021 - 11:11 Idosos gravam vídeo, participam de sarau e ganham dia de beleza

O dia do idoso, comemorado na sexta-feira dia 1º de outubro, foi comemorado com a gravação de um vídeo no Centro de Conviver dos Idosos Real Idade e um Sarau na Casa Lar dos Idosos. As ações comemorativas foram realizadas pela Prefeitura de Coxim, a

21/09/2021 - 08:49 Assistência Social realiza 1º Encontro do Serviço de Acolhimento Familiar

A Prefeitura Municipal de Coxim através da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CMDCA), realizam Encontro do Serviço de Acolhimento Familiar.

VOLTAR
Turismo

Conheça Coxim

Estabelecida às margens do encontro dos rios Taquari e Coxim, Coxim tem 33 mil habitantes. Por décadas, se consagrou como a Capital do Peixe, fazendo a alegria de pescadores de todos os cantos do país.

 

O rio Taquari é um dos principais formadores da planície pantaneira, sendo responsável por rica biodiversidade e belas paisagens. O rio Coxim é um de seus afluentes, ladeado por paredões naturais imponentes,...

Saiba Mais

Invista em Coxim

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e Pantanal, a oeste.

Atualmente com cerca de 35 mil habitantes, nossa cidade tem sua força na agropecuária, sendo referência na região Norte de MS como polo de comércio, serviços, saúde e educação. O turismo de pesca e o ecoturis...

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e ...

Saiba Mais