O Boletim Epidemiológico nº 150 desta sexta-feira (20 de agosto) registra 140 casos ativos de covid em Coxim, dos quais 102 são presidiários do Estabelecimento Penal no município.
A Secretaria Municipal de Saúde Pública está realizando a testagem em massa dos detentos e da unidade esta semana. Todos os casos confirmados estão com sintomas leves ou assintomáticos.
A unidade prisional também passou por desinfecção física na manhã de hoje, feita pela Vigilância Sanitária e Centro de Controle de Vetores.
Fora do ambiente prisional são poucos casos registrados diariamente: dos 64 casos novos registrados em Coxim nesta sexta-feira, apenas dois não foram de internos do Estabelecimento Penal.
Agora já são 353 casos confirmados de covid no município desde o dia 12 de abril, dos quais 208 se recuperaram da doença, cinco morreram e 140 são casos ativos, sendo apenas um internado (em Campo Grande) e o restante tem sintomas leves, por isso estão em isolamento domiciliar. Há também 32 pessoas com suspeita da doença aguardando resultados dos exames por parte do Laboratório Central de MS (Lacen).
Desde o início da pandemia, a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul adotou regramento em todas as unidades prisionais em acordo com o Tribunal de Justiça, Secretaria de Estado de Saúde e instituições de saúde e pesquisa, como a proibição de visitas de familiares, entre medidas de isolamento de novos presos.
Para o restante da população, quem tiver sintomas e/ou suspeitas de estar com covid deve se dirigir, das 13h às 21h ao Centro Referencial de Atenção Primária à Covid-19, ao lado do pronto-socorro do Hospital Regional de Coxim, ou entrar em contato com os Tele-enfermeiros pelo telefone 99936 5251.
A Secretaria Municipal de Saúde de Coxim reforça que a Unidade Central de Atendimento à Covid-19, mantém dando suporte a população que necessita de apoio, confira:
Casos de covid estão aumentando progressivamente
Trabalho preventivo em locais de grande circulação de pessoas
Casos aumentaram mais de 200% em 23 dias
Confira os documentos na íntegra
Mas permanecem em vigor as regras gerais de prevenção à doença