Trabalhadores da educação e portador de comorbidades serão vacinados nesta quinta e sexta

04/05/2021 - 15:07

Nesta quinta e sexta-feira, dias 6 e 7 de maio continua a vacinação contra a Covid-19 em Coxim, que será destinada a trabalhadores da educação e a pessoas com comorbidades e doenças cardiovasculares. Serão também imunizados acamados ou com dificuldades de locomoção.

Conforme cronograma da Vigilância Sanitária, o município recebeu somente 60 doses da Coronavac nesta quarta-feira (5), que serão destinadas a segunda dose das pessoas acamadas ou com dificuldades de locomoção com idade a partir de 65 anos. Este público alvo será vacinado em casa pela equipe de saúde.

As demais vacinas recebidas da Oxford serão destinadas a trabalhadores da educação básica e superior com idade entre 55 a 59 anos e a portadores de comorbidades também de 55 a 59 anos. Esses dois grupos receberão a vacina nesta quinta e sexta-feira, dias 6 e 7 de maio.

Trabalhadores da educação devem procurar a UBS Senhor Divino no horário das 08:00h as 11 :00h e das 13:00h as 16:00h, e no ato da vacina apresentar documento que confirme vínculo empregatício como holerite, carteira de trabalho ou comprovante e se possível levar 1kg de alimento para doar as pessoas que mais necessitam.

Portadores de comorbidades devem se dirigir a Policlínica e as UBS Totó Araújo e Argemiro Barbosa das 08:00h as 11 :00h e das 13:00h as 16:00h, e deverão apresentar comprovante que demonstre pertencer a um destes grupos de comorbidades (exames, receitas, relatório médico, prescrição médica etc.).

Paralelamente a vacinação contra a Covid-19 acontece até o dia 10 de maio, a vacinação contra Influenza nas UBS Argemiro Barbosa, Ilda Cometki (Pequi) e Santa Maria, para crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e puérperas de até 45 dias.

 

Confira detalhadamente a descrição das comorbidades incluídas como prioritárias para a vacinação contra a covid-19

 

GRUPO DE COMORBIDADES

DESCRIÇÃO

Diabetes mellitus

QUALQUER INDIVÍDUO COM DIABETES.

 

Pneumopatias crônicas graves

INDIVÍDUOS COM PNEUMOPATIAS GRAVES INCLUINDO DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA (DPOC), FIBROSE CÍSTICA, FIBROSES PULMONARES, PNEUMOCONIO- SES, DISPLASIA BRONCOPULMONAR E ASMA GRAVE (USO RECORRENTE DE CORTICOI- DES SISTÊMICOS, INTERNAÇÃO PRÉVIA POR CRISE ASMÁTICA).

 

 

Hipertensão Arterial Resistente (HAR)

HAR: QUANDO A PRESSÃO ARTERIAL (PA) PERMANECE ACIMA DAS METAS RECO- MENDADAS COM O USO DE TRÊS OU MAIS ANTI-HIPERTENSIVOS DE DIFERENTES CLASSES, EM DOSES MÁXIMAS PRECONIZADAS E TOLERADAS, ADMINISTRADAS COM FREQUÊNCIA, DOSAGEM APROPRIADA E COMPROVADA ADESÃO OU  PA CONTROLADA  EM USO DE QUATRO OU MAIS FÁRMACOS ANTI-HIPERTENSIVOS.

Hipertensão arterial estágio 3

PA SISTÓLICA ≥ 180MMHG E/OU DIASTÓLICA ≥ 110MMHG, INDEPENDENTEMENTE DA PRESENÇA DE LESÃO EM ÓRGÃO-ALVO (LOA) OU COMORBIDADE

Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade

 

PA SISTÓLICA ENTRE 140 E 179MMHG E/OU DIASTÓLICA ENTRE 90 E 109MMHG NA PRESENÇA DE LESÃO EM ÓRGÃO-ALVO (LOA) E/OU COMORBIDADE

 

DOENÇAS CARDIOVASCULARES

Insuficiência Cardíaca (IC)

IC COM FRAÇÃO DE EJEÇÃO REDUZIDA, INTERMEDIÁRIA OU PRESERVADA; EM ESTÁ- GIOS B, C OU D, INDEPENDENTEMENTE DE CLASSE FUNCIONAL DA NEW YORK HEART ASSOCIATION.

Cor pulmonale e Hipertensão pulmonar

COR PULMONALE CRÔNICO, HIPERTENSÃO PULMONAR PRIMÁRIA OU SECUNDÁRIA.

Cardiopatia hipertensiva

CARDIOPATIA HIPERTENSIVA (HIPERTROFIA VENTRICULAR ESQUERDA OU DILATAÇÃO, SOBRECARGA ATRIAL E VENTRICULAR, DISFUNÇÃO DIASTÓLICA E/OU SISTÓLICA, LESÕES EM OUTROS ÓRGÃOS-ALVO).

Síndromes coronarianas

SÍNDROMES CORONARIANAS CRÔNICAS (ANGINA PECTORIS ESTÁVEL, CARDIOPATIA IS-QUÊMICA, PÓS-INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO, OUTRAS).

 

Valvopatias

LESÕES VALVARES COM REPERCUSSÃO HEMODINÂMICA OU SINTOMÁTICA OU COM COMPROMETIMENTO MIOCÁRDICO (ESTENOSE OU INSUFICIÊNCIA AÓRTICA; ESTENO- SE OU INSUFICIÊNCIA MITRAL; ESTENOSE OU INSUFICIÊNCIA PULMONAR; ESTENOSE OU INSUFICIÊNCIA TRICÚSPIDE, E OUTRAS).

Miocardiopatias e Pericardiopatias

MIOCARDIOPATIAS DE QUAISQUER ETIOLOGIAS OU FENÓTIPOS; PERICARDITE CRÔNICA; CARDIOPATIA REUMÁTICA.

 

GRUPO DE COMORBIDADES

DESCRIÇÃO

Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas

ANEURISMAS, DISSECÇÕES, HEMATOMAS DA AORTA E DEMAIS GRANDES VASOS.

Arritmias cardíacas

ARRITMIAS CARDÍACAS COM IMPORTÂNCIA CLÍNICA E/OU CARDIOPATIA ASSOCIADA (FIBRILAÇÃO E FLUTTER ATRIAIS; E OUTRAS).

Cardiopatias congênitas no adulto

CARDIOPATIAS CONGÊNITAS COM REPERCUSSÃO HEMODINÂMICA, CRISES HIPOXÊ- MICAS; INSUFICIÊNCIA CARDÍACA; ARRITMIAS; COMPROMETIMENTO MIOCÁRDICO.

Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados

PORTADORES DE PRÓTESES VALVARES BIOLÓGICAS OU MECÂNICAS; E DISPOSITIVOS CARDÍACOS IMPLANTADOS (MARCA-PASSOS, CARDIO DESFIBRILADORES, RESSINCRONI- ZADORES, ASSISTÊNCIA CIRCULATÓRIA DE MÉDIA E LONGA PERMANÊNCIA).

Doença cerebrovascular

ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL ISQUÊMICO OU HEMORRÁGICO; ATAQUE ISQUÊMICO TRANSITÓRIO; DEMÊNCIA VASCULAR.

OUTRAS COMORBIDADES

Doença renal crônica     

DOENÇA RENAL CRÔNICA ESTÁGIO 3 OU MAIS (TAXA DE FILTRAÇÃO GLOMERULAR < 60ML/ MIN/1,73M2) E SÍNDROME NEFRÓTICA.

Imunossuprimidos

INDIVÍDUOS TRANSPLANTADOS DE ÓRGÃO SÓLIDO OU DE MEDULA ÓSSEA; PESSOAS VIVENDO COM HIV, INDEPENDENTEMENTE DA CONTAGEM DE LINFÓCITOS T CD4+ E QUE NÃO FORAM VACINADAS PREVIAMENTE CONTRA A COVID-19; DOENÇAS REU- MÁTICAS IMUNOMEDIADAS SISTÊMICAS EM ATIVIDADE E EM USO DE DOSE DE PREDNISONA OU EQUIVALENTE > 10MG/DIA OU RECEBENDO PULSOTERAPIA COM CORTICOIDE E/OU CICLOFOSFAMIDA; DEMAIS INDIVÍDUOS EM USO DE IMUNOSSU- PRESSORES OU COM IMUNODEFICIÊNCIAS PRIMÁRIAS; PACIENTES  ONCOLÓGICOS QUE REALIZARAM TRATAMENTO QUIMIOTERÁPICO OU RADIOTERÁPICO NOS ÚLTIMOS 6 MESES; NEOPLASIAS HEMATOLÓGICAS.

Anemia falciforme

ANEMIA FALCIFORME.

Obesidade mórbida

ÍNDICE DE MASSA CORPÓREA (IMC) ≥ 40.

Síndrome de Down

TRISSOMIA DO CROMOSSOMO 21.

Cirrose hepática

CIRROSE HEPÁTICA CHILD-PUGH A, B OU C.

 

 

 

Fonte: AssCom/Augusto Marques


15/05/2021 - 10:23 Coxim vacina 2ª dose da Coronavac e primeira dose para pessoas a partir de 40 anos

Paralela a vacinação contra a Covid-19 acontece vacinação contra Influenza (gripe)

14/05/2021 - 18:49 Vigilância Sanitária volta a realizar desinfecção em Coxim

Depois do município retornar para a bandeira vermelha do Prosseguir e com os aumentos dos casos de Covid-19 no município de Coxim, a Vigilância Sanitária volta a desinfetar locais públicos e os de maior concentração de pessoas.

13/05/2021 - 14:21 Decreto municipal traz novas medidas para conter o Coronavírus

Coxim retornou a bandeira vermelha, conforme classificação do Prosseguir divulgado na última terça-feira (11), com isso haverá alterações nas medidas protetivas em contenção ao Coronavírus. Entre eles o horário do toque de recolher que passa pa

12/05/2021 - 10:21 Continua nessa semana vacinação contra Covid e Influenza em Coxim

Em mais uma etapa de vacinação, a Prefeitura de Coxim por meio da Vigilância Epidemiológica continua com a vacinação contra a Covid-19 e contra a Influenza. Priorizando idosos, profissionais de educação, puérperas e portadores de deficiência.

11/05/2021 - 14:38 Coxim volta para Bandeira Vermelha e toque de recolher será às 21:00 horas

Coxim volta a entrar na Bandeira Vermelha do Prosseguir e novas medidas de prevenção à Covid-19 deverão ser tomadas. O toque de recolher no município passa das 22:00 para 21:00 horas.

10/05/2021 - 08:18 Professores, portadores de comorbidades, gestantes e deficientes são vacinados contra Covid nesta semana em Coxim

Professores e profissionais da educação que estão na ativa, portadores de comorbidades e deficientes permanentes, todos com idade a partir de 50 anos, gestantes a partir de 18 anos e puérperas com até 45 dias após o parto, recebem a vacina da Oxford

VOLTAR
Turismo

Conheça Coxim

Estabelecida às margens do encontro dos rios Taquari e Coxim, Coxim tem 33 mil habitantes. Por décadas, se consagrou como a Capital do Peixe, fazendo a alegria de pescadores de todos os cantos do país.

 

O rio Taquari é um dos principais formadores da planície pantaneira, sendo responsável por rica biodiversidade e belas paisagens. O rio Coxim é um de seus afluentes, ladeado por paredões naturais imponentes,...

Saiba Mais

Invista em Coxim

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e Pantanal, a oeste.

Atualmente com cerca de 35 mil habitantes, nossa cidade tem sua força na agropecuária, sendo referência na região Norte de MS como polo de comércio, serviços, saúde e educação. O turismo de pesca e o ecoturis...

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e ...

Saiba Mais