Coxim vai te surpreender

Relação de pontos, atrativos, equipamentos e passeios turísticos de Coxim – MS

Casa do Artesão de Coxim

– Rua Antônio de Albuquerque, 100 – Centro – Esquina com a Rua Filinto Müller – 3291-4328.
Antiga sede da prefeitura municipal da cidade, a Casa do Artesão de Coxim – MS destaca-se não
só pela arquitetura do prédio tombado como patrimônio histórico e arquitetônico do município
como também pela exposição de artefatos em terra cozida do pantanal, pele e couro de peixe e
demais matérias-primas abundantes e autorenováveis do pantanal e cerrado. É uma vitrine
obrigatória do artesanato local. Aberta de segunda a sexta no horário comercial das 7:00 às
11:00 e 13:00 às 17:00, exceto aos feriados, pontos facultativos e regimes especiais de
atendimento decretados pelo executivo municipal. Acesso público! Entrada franca!

CAT – CENTRO DE ATENDIMENTO AO TURISTA

CAT – Centro de Atendimento ao Turista – 3291-1143 – Rua Antônio de Albuquerque, 100 – Centro – nos fundos da Casa do Artesão. O Centro de Atendimento ao Turista de Coxim localiza-se na área central e é ponto obrigatório para o visitante ou turista que deseja saber mais sobre a cidade. Informações e dicas sobre hotéis, restaurantes, pousadas, passeios, vias de acesso, compras, produtos e serviços de um modo geral podem ser obtidos no CAT. Aberto de segunda a sexta no horário comercial das 7:00 às 11:00 e 13:00 às 17:00, exceto aos feriados, pontos facultativos e regimes especiais de atendimento decretados pelo executivo municipal. Acesso público! Entrada franca!

Pé-de-cedro

Rua João Pessoa, ao lado do Museu Histórico e Arqueológico, em frente à Escola Sílvio Ferreira, no centro. O Pé-de-cedro de Coxim é talvez o maior símbolo da cultura coxinense. Plantado por volta de 1939 pelo então menino Tió, alcunha de pequeno do ilustre poeta, músico e compositor, Zacarias Mourão, que 20 anos mais tarde imortalizaria Coxim para o Brasil com o sucesso da música “Pé-de-cedro”, a árvore ainda hoje é ponto de peregrinação de artistas apaixonados e entusiastas da vida e obra do saudoso poeta. Está localizado na Praça Zacarias Mourão, ao lado do Museu Arqueológico e Histórico de Coxim, o MAHC. Aberto de segunda a sexta no horário comercial das 7:00 às 11:00 e 13:00 às 17:00, exceto aos feriados, pontos facultativos e regimes especiais de atendimento decretados pelo executivo municipal. Acesso público! Entrada franca!

Praça Sílvio Ferreira

Rua Filinto Müller entre as ruas Coronel Ponce e João Pessoa – Centro – em frente à Igreja Matriz Catedral São José. Praça central de Coxim, em frente à Catedral São José, cujo calçamento e detalhes dos jardins é inspirado no arranjo[1]produtivo local Terra Cozida do Pantanal. São milhares de lajotas e azulejos decorados que ilustram este potencial. É nesta praça também que está situado o Obelisco em Memória dos Combatentes da Guerra do Paraguai, cujas tropas passaram e/ou acamparam na localidade em 1864/1870. O obelisco é um marco que relembra aos coxinenses que a localidade já fora território paraguaio nos tempos de outrora. A praça também é palco de inúmeros eventos e festividades populares no município como, por exemplo, a Festa do Divino Espírito Santo, com mais de 150 anos de história em Coxim, e a Festa de São José, em homenagem ao patrono da paróquia e padroeiro do município. Há também uma estátua de São José em frente à Catedral, estátua esta que foi trazida da Itália como presente de um amigo ao bispo de Coxim. Há também os filhos do Pé de Cedro em frente a praça, árvores da espécie Cedro geradas a partir de mudas do Pé de Cedro de Zacarias Mourão, feitas pelo poeta, compositor e radialista Geraldo Mochi, e plantadas por ele no referido local. Logradouro público de acesso livre e espontâneo 24 horas!

Confraria do Piau

Conhecido também como bar do Zé Guedes – Esquina da Rua Filinto Müller com a Rua João Pessoa – Centro – esquina abaixo da Praça Sílvio Ferreira. Sediada no Bar do Guedes, um bar típico onde pantaneiros, pescadores, músicos, escritores, artistas e ribeirinhos de um modo geral reúnem[1]se para celebrar a cultura local, principalmente às quartas-feiras, quando são realizadas as QUARTANEIRAS, ou “quartas-feiras pantaneiras”, verdadeiros tributos às artes de raiz da cidade de Coxim, do Pantanal, de Mato Grosso do Sul, do Brasil e da América do Sul. Muitos artistas famosos já passaram pelas QUARTANEIRAS da Confraria do Piau ao longo de suas centenas de edições, o que é possível de conferir pelos mosaicos de fotos que, ao lado de instrumentos, telas e artefatos em geral ornamentam o espaço interno do bar. Entrada franca!