O prefeito Aluizio São José recebeu, na manhã desta quinta-feira (05), a vereadora e idealizadora da Associação dos Amigos, Voluntários e Colaboradores (AAVC), Lucimeire Elias da Silva Ramos Barbosa, mais conhecida como Lucia da AAVC. No encontro foi tratada a parceria entre a prefeitura e a instituição para a construção da sede no bairro Senhor Divino.
A vereadora está muita satisfeita com a ajuda recebida por meio de emenda parlamentar, dos deputados Junior Mochi e Marquinhos Trad, que possibilitará a AAVC do Senhor Divino sair do aluguel e ir para uma sede própria, com a aquisição de material de construção. É uma alegria para todos nós da AAVC termos nossa própria sede. Por isso, vim pedir ajuda ao prefeito, que já é um grande parceiro da instituição, para a realização de mais esse sonho.
A Prefeitura de Coxim mantém convênio com a AAVC, repassando recursos financeiros, além de ceder estagiário para ajudar na manutenção do serviço realizado pela instituição.
Lúcia conversou com o prefeito Aluizio São José para solicitar a doação do terreno para a construção da sede própria da AAVC do Senhor do Divino, além de recursos financeiros para o início das obras.
Além da unidade do Senhor Divino a Associação dos Amigos, Voluntários e Colaboradores (AAVC) também presta serviços sociais no bairro Piracema, graças à cedência do espaço realizada pela Igreja Católica.
Lúcia da AAVC disse que além da prefeitura, outro grande parceiro, é o 47º Batalhão de Infantaria, que oferece estrutura humana para as aulas, além de apoiar a realização de campanhas do agasalho, entre outras.
A atual diretora da AAVC é Keyla Diniz, que conta com a contribuição dos parceiros e doadores, entre eles a prefeitura de Coxim, para a manutenção dos trabalhos realizados pela instituição. Só no ano de 2014 mais de 2,5 mil pessoas foram beneficiadas com algum serviço prestado pela AAVC.
Histórico da AAVC - A Associação dos Amigos, Voluntários e Colaboradores (AAVC) foi idealizada em 1.999 pela Pedagoga Lucimeire Elias da Silva Ramos Barbosa (Lucia da AAVC), com o objetivo de promover a união das pessoas em busca do empreendedorismo social.
Segundo Lucia a concepção da ideia de criar a AAVC surgiu no momento em que teve a oportunidade de conhecer o lixão municipal e ali naquele local ver a triste cena de crianças e de idosos que em meio ao lixo se utilizavam de restos de frutas e de alimentos para se alimentar. Naquele instante sentiu Deus tocar fortemente em seu coração e compreendeu a responsabilidade de intervir de alguma forma para mudar a realidade daquelas pessoas. Imediatamente entrou em contato com alguns supermercados e pediu que as frutas e verduras descartadas pelos mesmos fossem coletadas para aquilo que pudesse ser aproveitado fosse distribuído às famílias carentes. Naquele momento descobriu parceiros como o Supermercado Prudente, Compre Bem e União entre outros.
Nestes 15 anos, a associação ganhou corpo e atualmente oferece gratuitamente cursos na área educacional (alfabetização de adultos, o reforço escolar para crianças e adolescentes e informática básica, guarda mirim, fanfarra, oficinas de artesanato e trabalhos manuais). Na área assistencial a AAVC tem desenvolvido ativamente campanhas, que já são tradicionais, no município como a Campanha do Agasalho, Natal sem Fome e as doações de cadeiras de rodas, muletas e a distribuição de frutas e verduras, dentre outras atividades.
O curso tem por objetivo desenvolver habilidades e competências interpessoais, refletindo sobre a relação consigo e com o outro, possibilitando um melhor desempenho pessoal e profissional.
A inscrição deve ser feita, pessoalmente, na Casa dos Conselhos, localizada a rua Feliciano Serrou Camy, s/n°, Bairro Flávio Garcia.
O evento de assinatura do Termo de Cooperação que formaliza o uso do espaço pela associação, aconteceu na manhã desta quinta-feira, dia 20.
O projeto visa adquirir gêneros alimentícios produzidos por agricultores familiares do município por meio de chamadas públicas, estimulando e fortalecendo as atividades de produção do campo.
Cada família acolhedora deverá acolher uma criança/adolescente por vez, exceto quando se tratar de grupo de irmãos, quando esse número poderá ser ampliado.
O projeto “Bombeiros do Amanhã” é realizado pelo ° Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente de Coxim-MS em parceria com a Prefeitura de Coxim, através da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, e atende 50 crianças e adolescentes de 10 a 16 anos, que frequentam a escola regularmente