Parceria entre a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SEMCAS), Secretaria Municipal de Saúde, 5o Batalhão de Polícia Militar, Polícia Civil, entre outras instituições, promoveu assistência a moradores de rua no dia 30 de janeiro, em Coxim.
Durante a ação intersetorial, assistentes sociais, técnicos em saúde e psicólogos abordaram pessoas em situação de rua nos arredores da Praça Silvio Ferreira, da Praça do Flutuante, da Feira do Produtor e na Estação Rodoviária para oferecer suporte e atendê-las adequadamente.
Adenilson Vilalba, secretário de Cidadania e Assistência Social explica que esta é uma ação frequente: "O objetivo é identificar essas pessoas em situação de rua, se são migrantes, se são pessoas que têm familiares em Coxim, se têm problemas psicológicos, pois essas pessoas ficam nas praças, nas ruas, em condições muitas vezes insalubre, abordando transeuntes, incomodando os comerciantes. Então é nossa obrigação prestar assistência, realizar uma triagem, checar se estão bem de saúde, se há pendências no âmbito criminal. Aqueles que são de fora oferecemos passagens de ônibus para retornarem às suas origens. Os que são daqui tentamos identificar os parentes para que possam retornar ao lar".
O CREAS (Centro de Assistência Especializado em Assistência Social) realiza o acompanhamento dessas pessoas constantemente, junto com a Rede Saúde. "A Prefeitura de Coxim nos dá condições para realizarmos nossas ações a contento", finaliza o secretário.
O curso tem por objetivo desenvolver habilidades e competências interpessoais, refletindo sobre a relação consigo e com o outro, possibilitando um melhor desempenho pessoal e profissional.
A inscrição deve ser feita, pessoalmente, na Casa dos Conselhos, localizada a rua Feliciano Serrou Camy, s/n°, Bairro Flávio Garcia.
O evento de assinatura do Termo de Cooperação que formaliza o uso do espaço pela associação, aconteceu na manhã desta quinta-feira, dia 20.
O projeto visa adquirir gêneros alimentícios produzidos por agricultores familiares do município por meio de chamadas públicas, estimulando e fortalecendo as atividades de produção do campo.
Cada família acolhedora deverá acolher uma criança/adolescente por vez, exceto quando se tratar de grupo de irmãos, quando esse número poderá ser ampliado.
O projeto “Bombeiros do Amanhã” é realizado pelo ° Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente de Coxim-MS em parceria com a Prefeitura de Coxim, através da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, e atende 50 crianças e adolescentes de 10 a 16 anos, que frequentam a escola regularmente