A Prefeitura de Coxim por intermédio da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social realizou nessa sexta-feira (13), o “Agosto Lilás - Um mês, uma cor e uma luta”, o evento que foi realizado na praça João Ferreira de Albuquerque, reuniu apresentações artísticas, música, karatê e Workshop de Jiu-Jitsu.
O evento teve a atração musical a dupla de cantores Adriana e Adriano "Os Dris", atuação artística com o ator Marcelo Mariano com o título "Não se Cale", apresentação de Karatê com o Sensei Alvanei e as alunas Fanny, Isabelli, Lidiane, Natália, Mariana, Marilene e Rebeca, e Workshops de Jiu-jitsu, defesa pessoal para que as mulheres possam reduzir ou prevenir uma situação de ameaça, ministrado pelo mestre Moisés Júnior Guerreiro de Deus.
A Secretária Andrea Weber destacou os projetos e as parcerias realizados pela Secretaria de Assistência Social tem proporcionado as mulheres vítimas de violência doméstica, como: Maria da Penha vai ao Campo que leva a população da zona rural o debate sobre a situação de violência contra a mulher e as formas de prevenção e combate, e Projeto Maria Bonita que fala sobre a beleza de se viver sem a violência doméstica, onde é oferecido kits de higiene e beleza as mulheres vítimas de violência.
Andrea falou também da parceria com o Ministério Público para a criação do Projeto Paralelas, com o objetivo de criar um espaço que possibilite aos homens autores de violência pensar em seus atos de maneira reflexiva, permitindo uma mudança de comportamento e de seus relacionamentos, ainda segunda Andrea, esse projeto tem obtido bons resultados nos municípios onde foi implantado.
O prefeito Edilson Magro disse que desde o início de sua administração pediu a Andrea que as mulheres tivessem um tratamento especial, principalmente aquelas que sofrem violências, física, psicológicas e moral. Então toda a equipe da secretaria em uma das primeiras ações foi revitalizar o CRAM o Centro de Referência de Atendimento à Mulher e graças a esse esforço e empenho hoje Coxim tem um espaço destinado a prestar acolhimento e atendimento humanizado às mulheres. Por fim o prefeito destacou e agradeceu o trabalho que a Juíza de Direito Tatiana de Oliveira Said realiza em prol da sociedade e as mulheres do nosso município.
O Agosto Lilás é o mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. É uma campanha nacional que busca chamar a atenção da sociedade para o enfrentamento à violência doméstica. A escolha do mês tem relação com a data de sanção da Lei 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha, que completou 15 anos no dia 7 de agosto.
Além de esclarecer as diversas formas de violência doméstica, o Agosto Lilás também fomenta debates sobre os direitos das mulheres e sobre a igualdade de gênero. O objetivo é trazer visibilidade ao tema e ampliar os conhecimentos sobre os dispositivos legais existentes e como auxiliar às vítimas.
A SEMCAS solicitou através da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres a implantação do Agosto Lilás através de Lei no calendário oficial de datas comemorativas do Município.
Prestigiaram o evento secretários municipais, vereadores, a Sras. Amanda Albrecht Gestora da Coordenadoria da Mulher de Coxim Clediane Prudêncio Coordenadora do Centro de Referência de Atendimento à Mulher – CRAM, Lislaine Santos Presidente da Associação das Mulheres de Coxim e Presidente da Comissão de Políticas Públicas do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Silvana Aparecida da Silva Zanchett Diretora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus Coxim.
Veja a galeria de fotos do Agosto Lilás clicando aqui.
O curso tem por objetivo desenvolver habilidades e competências interpessoais, refletindo sobre a relação consigo e com o outro, possibilitando um melhor desempenho pessoal e profissional.
A inscrição deve ser feita, pessoalmente, na Casa dos Conselhos, localizada a rua Feliciano Serrou Camy, s/n°, Bairro Flávio Garcia.
O evento de assinatura do Termo de Cooperação que formaliza o uso do espaço pela associação, aconteceu na manhã desta quinta-feira, dia 20.
O projeto visa adquirir gêneros alimentícios produzidos por agricultores familiares do município por meio de chamadas públicas, estimulando e fortalecendo as atividades de produção do campo.
Cada família acolhedora deverá acolher uma criança/adolescente por vez, exceto quando se tratar de grupo de irmãos, quando esse número poderá ser ampliado.
O projeto “Bombeiros do Amanhã” é realizado pelo ° Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente de Coxim-MS em parceria com a Prefeitura de Coxim, através da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, e atende 50 crianças e adolescentes de 10 a 16 anos, que frequentam a escola regularmente