esta quinta-feira (21), o prefeito de Coxim, Aluizio São José (PSB), encaminhou o projeto de lei complementar 03/2015, que dispõe sobre o reajuste salarial dos servidores públicos municipais. A matéria deve ser apreciada nesta sexta-feira (22), durante sessão extraordinária, na Câmara Municipal.
De acordo com o projeto, a prefeitura vai conceder reajuste salarial de 9%, índice maior do que a inflação acumulada nos últimos 12 meses, que foi de 8,17%. Consta no projeto que o reajuste salarial incide nos vencimentos básicos dos funcionários a partir do mês em que a presente lei for aprovada.
Por enquanto, trata-se do maior reajuste concedido pelos municípios da região norte de Mato Grosso do Sul. Na maioria das cidades o reajuste ainda não foi definido, mas em nenhum caso anunciado ultrapassa o incide da inflação acumulada.
Os prefeitos dos municípios vizinhos, ouvidos pelo Edição de Notícias, afirmam que não tem condições de dar reajuste maior do que a inflação. O prefeito de Pedro Gomes, Francisco Vanderley Mota (PT), encaminhou projeto para o legislativo com reajuste de 8,17%.
Já Ildomar Carneiro (PMDB), de Alcinópolis, Mario Kruger (PR), de Rio Verde, e Yuri Valeis (sem partido), de Sonora, ainda discutem com os servidores os reajustes, que também não devem ultrapassar o acumulado pela inflação.
Para Aluizio, o reajuste proposto por Coxim deveria ser tratado como considerável pelos funcionários em tempos de dificuldades. Os municípios atravessam uma grave crise, com quedas constantes de repasses, ponderou o prefeito.
Apesar do índice acima da inflação, os servidores não aceitaram a proposta da prefeitura e prometem uma passeata para sexta-feira (22). Inicialmente, a proposta do Sinsmc (Sindicato dos Servidores Municipais de Coxim) era de 13%, contra 8% da prefeitura.
As negociações avançaram e o município chegou a 9%, mas os funcionários exigem 10%. Irredutíveis, eles articulam a paralisação por conta de 1%. Segundo o secretário de Gestão, Rufino Arifa Tigre Neto, o reajuste concedido vai impactar, mensalmente, em aproximadamente R$ 190 mil.
Está disponível no Edital nº. 011/2023, a lista de convocados, bem como, a relação e documentos exigidos e o link do cadastro online.
Os candidatos aprovados deverão aguardar o chamamento, que será conforme a necessidade de cada setor e será feito pelos recursos humanos da Prefeitura.
O Edital n.º 005/2023 traz a relação dos candidatos aprovados e sua respectiva classificação.
Os cargos são para Assistente de Administração, Auxiliar De Serviços de Higiene e Alimentação, Arquiteto, Engenheiro Civil I, Recepcionista e Vigia.
A Gerência de Tributação e Receita estará atendendo em novo endereço a partir de segunda-feira (19), na Av. Gaspar Ries Coelho, n.º 770 – Bairro Flávio Garcia, (antiga Ponto Com).
Estão sendo convocados mais de 50 candidatos aprovados, para os cargos de Agente Comunitário, Assistente de Administração, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Auxiliar de Serviços de Higiene e Alimentação, Eletricista, Merendeira, Motorista, Orientador Social, Pedreiro, Psicólogo, Recepcionista, Técnico em Vigilância Sanitária e Vigia.