Foi realizada na manhã de hoje (18/11) as matrículas dos futuros alunos do Projeto Garoto Cidadão na Vila Mariana em Coxim.
Realizado pela Fundação CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) em parceria com a Prefeitura Municipal de Coxim e o grupo Santa Otília, o projeto atende alunos da fazenda Lambari na região rural e agora está sendo expandido para o município, inicialmente atendendo crianças da Vila Mariana e bairro Vale do Taquari, oferecendo oficinas socioculturais as atividades oferecidas: dança, teatro, violão, flauta doce, percussão, coral, cultura e cidadania, no contra turno escolar.
A abertura oficial do projeto está prevista para dezembro e o início das atividades na Vila Mariana no ano que vem.
“No ano passado, quando inauguramos o projeto na escola Antônio Torquato na fazenda Lambari (leia mais sobre a inauguração), fiz um pedido ao André, gerente da Fundação, para que expandisse e trouxesse o Garoto Cidadão para a Cidade. Após algumas tratativas, tudo está dando certo e daremos mais oportunidades a essas crianças”. Disse o prefeito Edilson Magro.
O Garoto Cidadão empreende diferentes iniciativas culturais e educativas para crianças e adolescentes de 9 a 18 anos, encaminhados pelos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) das Prefeituras parceiras.
Anualmente, 2.550 crianças e jovens fazem parte do projeto.
Com 9 unidades, o projeto está presente em cinco estados brasileiros: Minas Gerais (Arcos e Congonhas); Rio de Janeiro (Volta Redonda e Itaguaí); Paraná (Araucária); cidade de São Paulo (em Heliópolis) e Mato Grosso do Sul em três cidades (Bonito, Coxim e Porto Murtinho).
O curso tem por objetivo desenvolver habilidades e competências interpessoais, refletindo sobre a relação consigo e com o outro, possibilitando um melhor desempenho pessoal e profissional.
A inscrição deve ser feita, pessoalmente, na Casa dos Conselhos, localizada a rua Feliciano Serrou Camy, s/n°, Bairro Flávio Garcia.
O evento de assinatura do Termo de Cooperação que formaliza o uso do espaço pela associação, aconteceu na manhã desta quinta-feira, dia 20.
O projeto visa adquirir gêneros alimentícios produzidos por agricultores familiares do município por meio de chamadas públicas, estimulando e fortalecendo as atividades de produção do campo.
Cada família acolhedora deverá acolher uma criança/adolescente por vez, exceto quando se tratar de grupo de irmãos, quando esse número poderá ser ampliado.
O projeto “Bombeiros do Amanhã” é realizado pelo ° Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente de Coxim-MS em parceria com a Prefeitura de Coxim, através da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, e atende 50 crianças e adolescentes de 10 a 16 anos, que frequentam a escola regularmente