Na manhã de quinta-feira (29 de outubro) e na tarde de sexta-feira (30 de outubro), equipe do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), unidade da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SEMCAS), em conjunto com o 5º Batalhão de Polícia Militar (5ºBPM), realizou mais abordagens sociais a pessoas em situação de rua na área central de Coxim. Foram abordados cerca de 20 homens e mulheres que se recusaram a ir para a Casa de Passagem e para casas de familiares.
A rotina do CREAS é realizar esse trabalho quase que diariamente, registrando essas pessoas, checando as origens, buscando o vínculo de familiares, verificando se são residentes ou não em Coxim, e tentar, da melhor forma possível, conduzi-las seja ao tratamento de saúde, às respectivas famílias, à Casa de Passagem, que os abriga temporariamente, e em seguida às cidades de origem, garantindo a integridade das mesmas e a ordem social. Todo o trabalho é feito em conformidade com o Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Essas ações são rotineiramente realizadas nos arredores de praças, da Feira do Produtor, de lojas de conveniência e bares, da rodoviária, entre outros pontos de Coxim. Mais uma vez houve resistência pela maioria dos abordados, alegando que são conhecedores de seus direitos.
Resistência versus Sensibilidade
"Na maioria das abordagens, as pessoas em situação de rua são resistentes às orientações e encaminhamentos necessários para melhorar a qualidade de vida. Algumas sofrem de alcoolismo, fazem uso de drogas ilícitas, o que acaba que fiquem em situação degradante e insalubre", explica a coordenadora do CREAS, Ana Márcia Galvão Farias.
Ele ressalta que essas pessoas são atendidas pelos assistentes sociais, psicólogos e profissionais de Serviço Social do quadro da Secretaria, e que em parceria com outras instituições, o poder público oferece assistência à saúde aos mesmos, como o Centro de Assistência Psicossocial (CAPS).
Os que são oriundos de outras cidades, a Secretaria custeia a passagem de ônibus e encaminha para a origem. Os que residem em Coxim, os assistentes sociais contatam as famílias para fortalecer o vínculo.
"A atenção familiar é fundamental. Seguimos com nosso trabalho, a dedicação de nossos servidores em resolver essa grave questão que envolve toda a sociedade. É preciso lidar de forma sensível com essas pessoas e para isso é necessária a compreensão da população", resumiu Ana Márcia.
O curso tem por objetivo desenvolver habilidades e competências interpessoais, refletindo sobre a relação consigo e com o outro, possibilitando um melhor desempenho pessoal e profissional.
A inscrição deve ser feita, pessoalmente, na Casa dos Conselhos, localizada a rua Feliciano Serrou Camy, s/n°, Bairro Flávio Garcia.
O evento de assinatura do Termo de Cooperação que formaliza o uso do espaço pela associação, aconteceu na manhã desta quinta-feira, dia 20.
O projeto visa adquirir gêneros alimentícios produzidos por agricultores familiares do município por meio de chamadas públicas, estimulando e fortalecendo as atividades de produção do campo.
Cada família acolhedora deverá acolher uma criança/adolescente por vez, exceto quando se tratar de grupo de irmãos, quando esse número poderá ser ampliado.
O projeto “Bombeiros do Amanhã” é realizado pelo ° Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente de Coxim-MS em parceria com a Prefeitura de Coxim, através da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, e atende 50 crianças e adolescentes de 10 a 16 anos, que frequentam a escola regularmente