Ação de panfletagem realizada na manhã desta segunda-feira (27 de agosto) no semáforo da avenida Presidente Dutra com rua Delmira Bandeira teve como objetivo informar a população sobre a importância de denunciar as diversas formas de violência contra a mulher.
Em Coxim, ao longo do mês de agosto estão sendo realizadas diversas ações pela Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SEMCAS), em parceria com a Subsecretaria Estadual de Políticas Públicas para Mulheres , que enviou uma técnica para realizar palestras e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, com a presidente contribuindo nas atividades e também com policiais femininas do 5ºBPM.
O objetivo é difundir as ferramentas existentes para evitar e denunciar a violência contra as mulheres no âmbito doméstico, familiar e afetivo por meio de palestras, orientações e rodas de conversa em escolas, igrejas, associações comunitárias, instituições sociais, militares, empresas, entre outras.
Rayanne Almeida, coordenadora municipal de Políticas Públicas para as Mulheres explica que o Agosto Lilás é uma campanha instituída na lei nº 4969 pelo Governo do Estado, desde 2016, que visa sensibilizar a sociedade sobre a violência doméstica e familiar e reforçar também a lei Maria da Penha, que esse ano completou 12 anos de existência, no dia 07 de agosto.
"Trabalhamos a sociedade em si nessa sensibilização sobre a violência e seus tipos: física, sexual, psicológica, moral e patrimonial. Isso é importante para minimizarmos ou mesmo acabar com os números de casos de violência contra a mulher", diz ela.
"Hoje, como um ato de encerramento do mês de agosto, nós realizamos essa panfletagem. É uma blitz educativa, de conscientização da sociedade. Esse mês, tivemos bastante atividades, com um cronograma bem extenso de palestras em escolas, CRAS, CREAS, igrejas e outros setores que somos solicitados", conta Rayanne.
"Esse trabalho é de 'formiguinha'. Aos poucos, vamos fazendo com que a sociedade entenda que a questão da violência, seja ela de qual forma acontecer, não é certa. Temos que ensinar desde a escola, tanto meninos quanto meninas, que a violência não é normal. Sabemos que isso é muito cultural, temos uma cultura muito machista, mas é importante realizar esse trabalho de conscientização desde as crianças até os adultos", destaca ela.
"Trabalhamos mês a mês nessa questão. Agora, tivemos uma conquista com uma técnica psicóloga para atender no no Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM). Com essa campanha e divulgação, várias denúncias e pedidos de ajuda estão surgindo. Hoje, temos uma psicóloga para colaborar com a vida dessas mulheres", esclarece Rayanne.
Para finalizar ela diz que as mulheres podem procurar a DEAM (Delegacia de Atendimento à Mulher) aqui em Coxim e registrar um Boletim de Ocorrência. Dependendo da situação, se for uma questão de urgência e emergência, alguém pode chamar a Polícia Militar no 190. Após o registro do Boletim de Ocorrência, essa mulher será encaminhada para um acompanhamento para que essa mulher seja fortalecida para sair desse ciclo de violência.
Disque 180 Importante ferramenta de denúncia, o 180, criado em 2005, serve de canal direto de orientação sobre direitos e serviços públicos para a população feminina em todo o País (a ligação é gratuita), mesmo de celulares.
O curso tem por objetivo desenvolver habilidades e competências interpessoais, refletindo sobre a relação consigo e com o outro, possibilitando um melhor desempenho pessoal e profissional.
A inscrição deve ser feita, pessoalmente, na Casa dos Conselhos, localizada a rua Feliciano Serrou Camy, s/n°, Bairro Flávio Garcia.
O evento de assinatura do Termo de Cooperação que formaliza o uso do espaço pela associação, aconteceu na manhã desta quinta-feira, dia 20.
O projeto visa adquirir gêneros alimentícios produzidos por agricultores familiares do município por meio de chamadas públicas, estimulando e fortalecendo as atividades de produção do campo.
Cada família acolhedora deverá acolher uma criança/adolescente por vez, exceto quando se tratar de grupo de irmãos, quando esse número poderá ser ampliado.
O projeto “Bombeiros do Amanhã” é realizado pelo ° Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente de Coxim-MS em parceria com a Prefeitura de Coxim, através da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, e atende 50 crianças e adolescentes de 10 a 16 anos, que frequentam a escola regularmente