Analistas-técnicos do Sebrae/MS, representantes do Governo do Estado e de Prefeituras Municipais atendidas pela instituição, por meio do programa Cidade Empreendedora, participam, nesta semana, do evento “Transformar Juntos” realizado em Brasília (DF), que teve início na terça-feira (26) e se encerra hoje (28). Promovida pelo Sebrae Nacional, a iniciativa reúne simultaneamente a 10ª edição do Brasil Mais Simples, que trata de estratégias para a modernização do ambiente de negócios no país; e a 9ª edição do Fomenta, que é voltado para a inserção das micro e pequenas empresas no universo das compras governamentais.
Para possibilitar a participação presencial dos sul-mato-grossenses, o Sebrae/MS organizou uma caravana composta por mais de 50 pessoas, entre gestores e servidores públicos de Água Clara, Amambai, Bandeirantes, Caarapó, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Inocência, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Rio Brilhante, Santa Rita do Pardo, Selvíria, Sonora e Terenos.
“Esse é o maior evento de incentivo ao empreendedorismo no país que envolve as áreas de Compras Públicas e Desburocratização e traz oportunidades para que possamos nos conectar com as melhores práticas desenvolvidas não só pelo Sebrae em outras regiões do Brasil, mas também por instituições parceiras. Além disso, também é um momento importante para compartilharmos as iniciativas positivas que temos realizado no nosso Estado, trouxemos um número expressivo de participantes e temos uma equipe que está engajada para impulsionar o ambiente de negócios e mostrar a força do empreendedor sul-mato-grossense”, destacou o gerente da Unidade de Competitividade Empresarial (UCE) do Sebrae/MS, Rodrigo Maia.
Boas práticas implementadas em Mato Grosso do Sul foram destaque em uma das palestras promovidas durante o evento. Com o tema “Tecnologias a favor da simplificação”, o painel fez parte da programação nessa quarta-feira (27) e trouxe como exemplo positivo ações do município de Chapadão do Sul com a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, José Teixeira Júnior.
Entre as iniciativas citadas, o secretário expôs estratégias adotadas pelo município com o apoio do Sebrae, como a implementação do CNPJ como cadastro único para os empreendedores e a ampliação do número de atividades de baixo risco que passou de 30 para 654. “Aumentamos o número de atividades empresariais que são isentas e não necessitam de alvará para o funcionamento, mesmo tendo perdido quase R$ 700 mil em arrecadação, tivemos muitos ganhos, pois isso proporcionou geração de emprego, renda e a diversificação da nossa economia”, ressaltou Júnior.
Outro ponto abordado foi a implementação do Portal Empreende – uma plataforma digital voltada para facilitar o acesso dos empreendedores locais aos editais de licitação lançados pela prefeitura. Além disso, tecnologias para a simplificação dos processos também foram adotadas. “Em Chapadão do Sul, o procedimento para a abertura de empresas é totalmente digitalizado, trazendo mais agilidade na tramitação de documentos, sem a necessidade da utilização de papel”, complementou o secretário.
Com 27 painéis e mais de 50 palestrantes renomados, entre representantes de órgãos públicos nas esferas municipais, estaduais e federal, além de membros do Sebrae e empreendedores de sucesso, o evento “Transformar Juntos” trouxe inspiração para os participantes de modo a incentivar a adoção de boas práticas de fomento aos pequenos negócios no território sul-mato-grossense.
Para o pregoeiro de Selvíria, Juliano Barbosa Dolores, por exemplo, o conteúdo apresentado irá auxiliar na melhoria do trabalho que desenvolve. “O evento está sendo de grande valia para nós que atuamos na área de licitações, diretamente com compras governamentais. O conhecimento trazido vem ao encontro das necessidades que nós temos e acredito que os servidores das outras cidades de MS também estão tendo um aprendizado e uma experiência ímpar que terá um reflexo positivo em cada município”, expôs o servidor.
Juntamente com Selvíria, no total, em Mato Grosso do Sul, 33 municípios são apoiados pelo Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, e recebem consultoria nas áreas de Desburocratização e Compras Públicas, de modo a melhorar o ambiente de negócios em cada município e fomentar a participação do comércio local nos editais de licitação lançados pelo poder público. Segundo o analista-técnico do Sebrae/MS e coordenador do eixo de Compras Públicas do programa, Marcus Rodrigo de Faria, o evento vem somar com esse trabalho, pois possibilita a aquisição de novos conhecimentos e a troca de experiências.
“Quisemos fazer com que os servidores municipais, não só conheçam as legislações e vejam as boas práticas que estão sendo feitas em outras regiões do país, mas que eles também possam criar relações e networking para levar todas essas novidades para onde vivem. São essas mudanças que irão começar a dar os resultados que a economia precisa e irão gerar o desenvolvimento de cada município”, pontuou Marcus.
De acordo com o analista-técnico do Sebrae/MS e gestor da RedeSim em Mato Grosso do Sul, Julio Cesar da Silva, o “Transformar Juntos” também exerce um papel relevante de motivação para que a transformação, de fato, aconteça em cada cidade. “Esse evento é importantíssimo pois ao levar conhecimento aos servidores e promover troca de experiências entre eles, faz com que se sintam motivados a aplicar novas medidas nos seus respectivos municípios. Com certeza isso pode promover e melhorar, ainda mais, a desburocratização e os processos de compras públicas no nosso país e em Mato Grosso do Sul”, concluiu Julio.
Além dos municípios já citados nessa reportagem também integram o programa Cidade Empreendedora em Mato Grosso do Sul: Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Camapuã, Jaraguari, Jardim, Naviraí, Nioaque, Novo Horizonte do Sul, Pedro Gomes, Ponta Porã Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo e Rio Verde de Mato Grosso.
Mais informações sobre o trabalho desenvolvido pelo Sebrae/MS no âmbito do programa Cidade Empreendedora ligue para o número 0800 570 0800 ou acesse cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.
Empreendedores e produtores da agricultura familiar participam do Dia da Oportunidade em Coxim
Promovida por meio do programa Cidade Empreendedora, mudança vem para melhorar o serviço prestado aos empresários locais
Evento acontece no dia 13 de abril e é uma iniciativa do programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS e Prefeitura Municipal.
Documento foi elaborado por meio do programa Cidade Empreendedora e traz mais de 20 ações voltadas para alavancar a economia e impulsionar o crescimento do município
Prefeitos selaram nesta segunda-feira (30) o compromisso com a instituição para trabalhar em prol do desenvolvimento local
Por meio de consultoria oferecida pelo programa Cidade Empreendedora, fluxo de licitações e cronograma anual de compras foram feitos para tornar o processo mais eficiente.