Acontece no dia 26 de julho (quarta-feira) a 9a Conferência Municipal de Assistência Social de Coxim com o tema Garantia de Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social - SUAS.
A realização é da Prefeitura Municipal de Coxim, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, e do Conselho Municipal de Assistência Social CMAS.
O evento será na Associação Comercial Industrial e Agropastoril de Coxim (ACIAC), às 13 horas, e terá apresentação cultural, palestra, debates, grupos de estudos e eleição de delegados representantes municipais para participarem da Conferência Estadual de Assistência Social.
O público-alvo da Conferência Municipal envolve os servidores da pasta, membros dos conselhos envolvidos, entidades parceiras, representantes da sociedade, beneficiários de programas sociais, imprensa e comunidade em geral.
Segundo o secretário municipal de Cidadania e Assistência de Coxim, Adenilson Vilalba, o objetivo do evento é apresentar, discutir, analisar e escolher propostas de melhorias e avanços nas políticas públicas de Assistência Social e do SUAS.
"Contamos com a presença da população e dos servidores na Conferência para que possamos melhorar as políticas públicas de Assistência Social e cada vez mais melhor atender a população necessitada. Na ocasião, vamos escolher quatro delegados, dois de órgãos governamentais e outros dois de órgãos não-governamentais, para representarem o município e apresentarem nossas propostas na Conferência Estadual de Assistência Social, que acontecerá posteriormente", explicou o secretário.
Confira a programação:
Dia: 26/07/2017 (Quarta-feira)
13h - Credenciamento
13h30 - Apresentação Cultural
13h45 - Abertura Oficial
14h - Leitura e Aprovação do Regimento Interno
14h15 Palestra Magna
Palestrante: Sergio Wanderly Silva - Bacharel em Serviço Social pela Universidade Anhanguera UNIDERP - São Gabriel do Oeste/MS; pós-graduado em Políticas Públicas Sociais e de Saúde da Família UNIASSELVI/SC ; presidente do Colegiado Estadual dos Gestores Municipais de Assistência Social de Mato Grosso do Sul; atual secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Assistência Social de Campo Grande/MS.
15h Espaço aberto para debates
15h15 - Apresentação e formação dos grupos de estudo dos seguintes eixos:
EIXO 1 - A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais.
EIXO 2 - Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS.
EIXO 3 - Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais.
EIXO 4 - A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.
15h30 - Coffee break;
15h45 - Grupos de estudo e levantamento de propostas.
16h15 - Apresentação e votação das propostas;
17h00 - Eleição dos Delegados para participarem da Conferencia Estadual de Assistência Social;
17h30 - Encerramento
O curso tem por objetivo desenvolver habilidades e competências interpessoais, refletindo sobre a relação consigo e com o outro, possibilitando um melhor desempenho pessoal e profissional.
A inscrição deve ser feita, pessoalmente, na Casa dos Conselhos, localizada a rua Feliciano Serrou Camy, s/n°, Bairro Flávio Garcia.
O evento de assinatura do Termo de Cooperação que formaliza o uso do espaço pela associação, aconteceu na manhã desta quinta-feira, dia 20.
O projeto visa adquirir gêneros alimentícios produzidos por agricultores familiares do município por meio de chamadas públicas, estimulando e fortalecendo as atividades de produção do campo.
Cada família acolhedora deverá acolher uma criança/adolescente por vez, exceto quando se tratar de grupo de irmãos, quando esse número poderá ser ampliado.
O projeto “Bombeiros do Amanhã” é realizado pelo ° Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente de Coxim-MS em parceria com a Prefeitura de Coxim, através da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, e atende 50 crianças e adolescentes de 10 a 16 anos, que frequentam a escola regularmente