Na tarde desta quinta-feira (20), o prefeito de Coxim, Aluizio São José, e o secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Carlos Henrique Ferreira, receberam a visita do diretor-presidente da Fundação Trabalho do Estado de Mato Grosso do Sul, (Funtrab), Wilton Acosta.
Em sua visita à cidade, Wilton Acosta destacou o convênio entre o Ministério do Trabalho, a Funtrab e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento de Coxim visando a restruturação do Ciat que passará a se chamar Casa do Trabalhador, projeto assumido desde o ano de 2015, visando prestar um bom atendimento ao trabalhador.
As ações desenvolvidas pela Casa do Trabalhador envolvem intermediação de mão de obra, programas de qualificação profissional, habilitação ao seguro-desemprego, emissão de carteira de trabalho, programa de concessão ao microcrédito, ações de apoio à geração de emprego, trabalho e renda, e atendimento ao trabalhador.
"A gente entende que a Casa do Trabalhador se torna uma porta de esperança para o trabalhador que está desempregado, porque foi demitido ou que está em busca de um microcrédito para poder alavancar seu pequeno negócio, e isso passa pelo amplo projeto de restruturação que estamos providenciando por meio deste importante convênio", explica o diretor-presidente da Fundação Trabalho do Estado de Mato Grosso do Sul, (Funtrab), Wilton Acosta..
O Secretário de Desenvolvimento de Coxim Carlos Henrique Ferreira ressalta que as tratativas estão adiantadas e que o novo prédio deverá estar aberto em setembro deste ano: "Fomos até a sede da Funtrab dialogar com o diretor-presidente da Funtrab e fomos prontamente atendidos. Hoje ele veio em missão à região Norte e conheceu a atual estrutura do Centro Integrado de Atenção ao Trabalhador (Ciat), que passará a se chamar Casa do Trabalhador. Definimos então que vamos mudar de prédio, iremos qualificar nossa equipe por meio de parceria com a Funtrab, teremos novos equipamentos e vamos ampliar o atendimento para o trabalhador de Coxim e de toda a região Norte".
O prefeito Aluizio São José explica que Coxim sofreu um déficit de quase 300 vagas de emprego recentemente ocasionado pelo fechamento de um frigorífico da JBS e isso prejudicou a economia local. "Agora estamos pensando uma nova lógica a ser estabelecida, de facilitar não só o trabalhador a buscar emprego e capacitação mas também a ligação entre as empresas, que muitas vezes precisam encontrar quadros específicos para suas empresas. Outro ponto fundamental é estimular a formalização daqueles pequenos negócios para que a gente tenha um espaço único onde se promova desenvolvimento e oportunidade de trabalho por meio do microcrédito".
Com informações de Alef Santos.
Considerado o maior evento da categoria de Mato Grosso do Sul, durante dois dias haverá formação prática e no terceiro a palestra com um dos maiores empreendedores de rua do Brasil, Valdir do “Pipoca do Valdir”
O Processo Seletivo visa a formação de cadastro de reserva de profissionais para trabalharem no Hospital Regional Álvaro Fontoura em Coxim.
As vagas de trabalho são para auxiliar administrativo, fiscal de loja, conferente, operador de empilhadeira, faturista e atendente de balcão.
O contribuinte que não recebeu o carnê, poderá se dirigir a Gerência de Receitas e Tributos, para emissão da parcela única ou da primeira parcela, sem juros e multas, bem como, o desconto de 20% para o pagamento a vista ou com 10% de desconto para o pagamento parcelado.
Foram lançados quatro editais convocando candidatos aprovados em Processos Seletivos para atuarem em diversas áreas, para contratação temporária.
Além do recebimento em domicílio, o contribuinte pode retirá-lo no site da prefeitura