Equipe da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência
Social (SEMCAS), com apoio do Grupamento de Trânsito (Getran), realizou ação de
panfletagem no cruzamento das ruas Antônio de Albuquerque com Barão do Rio
Branco na manhã de hoje para divulgar a campanha dos 16 dias de Ativismo pelo
Fim da Violência contra as Mulheres, realizada pela Coordenadoria Municipal de
Políticas Públicas para as Mulheres e pela Subsecretaria Estadual de Políticas
Públicas para as Mulheres.
O objetivo da campanha é despertar na sociedade a atenção sobre atitudes que levam ao desrespeito às mulheres e às violências sofridas diariamente, dando visibilidade à violação de direitos humanos das mulheres e discutindo medidas de prevenção e combate à violência.
A coordenadora municipal de Políticas Públicas para as
Mulheres, Rayanne Almeida, explica que esta é uma mobilização mundial que
ocorre em mais de 160 países, sendo realizada no Brasil desde 2003:
\"Estamos fazendo esta campanha também pelas redes sociais, em parceria com
o Governo do Estado, com total apoio do prefeito Aluizio São José e do
secretário Adenilson Vilalba\".
Em Mato Grosso do Sul, a lei estadual n° 4.784/2015 instituiu o dia 25 de novembro como o Dia Estadual de Mobilização pelo Fim da Violência Contra a Mulher, data relevante no calendário oficial do Estado, prevendo a realização de ações de mobilização, palestras, debates, encontros, panfletagens, eventos e seminários sobre as diversas formas de violência que vitimam as mulheres.
Dentro dos 16 Dias de Ativismo, o dia 6 de dezembro é o Dia Nacional deMobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, criada no Canadá em 1989 e simbolizada pelo Laço Branco, que busca envolver os homens nessa mobilização, tendo também se tornado uma campanha mundial e excelente oportunidade para os sul-mato-grossenses manifestarem seu compromisso com o combate à violência.
O dia 10 de dezembro é lembrado pelo Dia Internacional dos Direitos Humanos remete a promulgação da Declaração Universal dos Direitos Humanos adotada pela ONU em dezembro de 1948, com a finalidade de proteger os direitos fundamentais de todos os cidadãos, lembrando que a violência contra as mulheres é uma violação dos direitos humanos e assim deve ser combatida.
O curso tem por objetivo desenvolver habilidades e competências interpessoais, refletindo sobre a relação consigo e com o outro, possibilitando um melhor desempenho pessoal e profissional.
A inscrição deve ser feita, pessoalmente, na Casa dos Conselhos, localizada a rua Feliciano Serrou Camy, s/n°, Bairro Flávio Garcia.
O evento de assinatura do Termo de Cooperação que formaliza o uso do espaço pela associação, aconteceu na manhã desta quinta-feira, dia 20.
O projeto visa adquirir gêneros alimentícios produzidos por agricultores familiares do município por meio de chamadas públicas, estimulando e fortalecendo as atividades de produção do campo.
Cada família acolhedora deverá acolher uma criança/adolescente por vez, exceto quando se tratar de grupo de irmãos, quando esse número poderá ser ampliado.
O projeto “Bombeiros do Amanhã” é realizado pelo ° Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente de Coxim-MS em parceria com a Prefeitura de Coxim, através da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, e atende 50 crianças e adolescentes de 10 a 16 anos, que frequentam a escola regularmente