Uma festa que vai ficar na história e na memória da população, assim foi este fim de semana na cidade de Coxim que completou 124 anos nesta segunda-feira dia 11 de abril, com grandes eventos e a presença massiva das pessoas, que foram às ruas, festejar e prestigiar.
Inaugurações, assinatura de ordens de serviços em mais de R$ 23 milhões de reais, cursos e oficinas, descobertas, atividades esportivas e culturais, ações em saúde e entrega de veículos, shows e desfile cívico. O início do mês foi mesmo de muita festa, afinal Coxim e a sua população merece!
A cidade e seus moradores receberam um novo Centro de Atendimento ao Turista localizado na Praça Noêmia Serrou Camy (Praça do Flutuante); ganhou um novo espaço realização de palestras, cursos e reuniões, com a inauguração do Anfiteatro José Gudes de Melo; inaugurou o Museu Arqueológico e Histórico de Coxim, passando a ser reconhecido através da Lei Municipal 1897/2022.
Uma grande descoberta para o Brasil! A argila de Coxim é uma das melhores que existe, é única, tem cor peculiar e suporta temperatura de 1.200 graus com eficiência. Essa revelação foi feita durante o curso de Oficina de Modelagem, esmaltação e queima de Cerâmica em alta temperatura, pela ceramista Andrea Lacet, na semana de aniversário.
O empreendedorismo foi além do artesanato, chegando na cozinha dos restaurantes e lanchonetes com a participação de cerca de 100 pessoas no curso de Manipulação de Alimentos, uma parceria da Prefeitura através da Vigilância Sanitária e o Sebrae.
E deu Libertá! Na tradicional Copa Coxim o time do Santos ficou mesmo com o vice-campeonato e a festa foi do Libertá que venceu por 4 a 2.
Entrega de veículos novos e ação em saúde marcaram a manhã de sábado dia 9. “Estamos entregando em média um veículo por mês”, disse o prefeito Edilson Magro, referindo ao total de 11 veículos e 3 ambulâncias UTIs móveis. Sábado foram entregues 6 veículos 2 ambulâncias, no decorrer do mês chegam os demais. Cabe ressaltar que além dos investimentos próprios houveram o envio de emendas parlamentares e o apoio de vereadores para aquisição desses veículos.
Nem o mau tempo cancelou o show com a Orquestra de Viola Caipira Revoada Pantaneira, que realizou um belíssimo espetáculo na praça Zacarias Mourão, resgatando ao som da viola as músicas da nossa terra.
No auge das comemorações, milhares de pessoas foram até o centro da cidade assistir aos shows de Caio Holliver, Guilherme Silva, Toninho e Loubet, ruas fechadas e uma multidão festejou os 124 anos da nossa cidade, que continuou no dia seguinte, dia 11, com o desfile cívico com a presença de 52 entidades e o prestígio de autoridades e da população ao som da banda musical do Corpo de Bombeiros de MS.
Entrega do título cidadão coxinense, caminhada e fórum sobre o Transtorno Espectro Autista também estiveram na programação de aniversário da cidade.
As bênçãos fecharam a primeira semana de comemorações com a Marcha para Jesus e o Show Gospel. “Recebo as bênçãos e a palavra de Deus através dos pastores, aumentando minha fé Naquele que é o Senhor dos nossos destinos”. Disse o Prefeito Edilson Magro ao participar do evento.
E não para por aí! Durante o mês acontecerá ainda Campeonato Estadual de Ciclismo XCM – AMCC dia 17, no Ginásio Otair da Cruz Bandeira – Bairro Piracema; Exposição de obras de arte da artista e atriz Kim Matos dia 19 na Secretária Municipal de Desenvolvimento Sustentável; Final de Campeonato de Firmas, dia 19 a noite no Ginásio Fernando Fontoura; Etapa do circuito de vôlei de praia dia 24 na praça Poliesportiva e mais um Ação em Saúde – Campanha de prevenção a gravidez na adolescência dia 27 na UBS Totó Araújo no Bairro Piracema.
Serão três noites de muita festa!
A festa foi um esquenta para o carnaval que inicia no próximo semana, foram eleitos Carlos Henrique, o Kaká, Rei Momo e Barbara Bismark, Rainha do Carnaval. Eles desfilarão na terça-feira dia 21 em Campo Grande com a escola de samba.
Neste ano a Prefeitura está organizando um belo carnaval de rua, com várias atrações e a participação da escola de samba Catedráticos do Samba que faz uma homenagem à Terra do Pé de Cedro, com samba enredo exaltando a história e os símbolos de Coxim.
A emoção tomou conta de Sérgio Reis ao cantar Pé de Cedro, o artista chorou ao cantar o hino da cidade de Coxim.
E em homenagem ao poeta Zacarias Mourão, Almir Sater e Sérgio Reis, voltam ao subir no palco para cantar juntos em um espetacular Show em Coxim, no dia 30 de setembro ao lado do Pé de Cedro, na entrega da estátua de Zacarias Mourão em tamanho real fabricada em bronze pelo artista plástico Ique
Para participar, basta levar a sua pipa e fazer a inscrição gratuitamente no local.