O Mato Grosso do Sul é rico em opções turísticas. Difícil mesmo é você encontrar algum município daquele estado que nada tenha de atrativos naturais ou adquiridos que prenda a atenção do viajante.
Seguindo a característica natural sul-mato-grossense, o município de Coxim, situado na parte mais ao Norte, na Bacia do Alto Paraguai, está numa das regiões mais extraordinariamente vocacionadas para o deleite e o lazer.
Bacana é a o alto astral dos nativos ou optantes por Coxim, um estado de espírito que revela de forma cabal a auto estima local, condição imprescindível a qualquer destino que se pretenda grande e estimado pelos visitantes.
Coxim é também conhecida como Portal Monçoeiro do Pantanal. É que Coxim nasceu como Arraial de Beliago, na função de ponto de partida e chegada das monções paulistas que partindo do Tietê, navegavam pelos rios do interior na direção de Cuiabá e do rio Paraguai.
Havia mais de um objetivo a mobilizar as monções, do mesmo jeito que acontecia com as entradas e as bandeiras, sendo dois deles, os principais: escravizar índios e descobrir minas de ouro, prata e outros metais preciosos.
Pois bem. Assim nascia Coxim, na sequência Núcleo do Taquari (do Destacamento Militar do Piquiri), São José de Herculânea e Herculânea. Coxim, segundo explica texto no site da Prefeitura de Coxim, vem de cojim, ou seja, peixe, principal atração regional.
E não podia ser diferente. É ali que o afluente Coxim se une com o rio Taquari. Mas, há, também, os ribeirões Jauru, Figueira e Pólvora que também chegam ao Taquari. Todas essas águas reúnem milhares de cardumes de peixes, ao gosto de pescadores profissionais e amadores.
Os peixes mais comuns na região, entre as espécies consideradas nobres, são o dourado, o pacu, o piavuçu, a piraputanga. Tirante à época da piracema, quando é proibida a pesca, a não ser de subsistência aos ribeirinhos, é grande o movimento turístico na cidade.
A piracema é a época em que os peixes enfrentam os rios, na subida, para desova, o que os torna bem mais vulneráveis, daí a proibição da pesca, que vai do início de novembro ao final de fevereiro.
Passado o período de proibição, Coxim vira uma festa, com milhares de turistas nas ruas da cidade, movimentando o comércio e a economia local. O setor hoteleiro e de bares e restaurantes, evidentemente, também festejam.
É por essa vocação pesqueira que a cidade de Coxim também é chamada de Capital da Pesca, colocando a cidade como uma das mais importantes entre os centros econômicos e turísticos regionais.
Agora, una a pesca à história regional, e, ainda, à fantástica paisagem da região, imersa no caprichoso Pantanal Sul-Mato-Grossense, e teremos o conjunto total de fascínios naturais que transformam Coxim no que a cidade é nos dias de hoje.
Em função dessas qualificações, em Coxim o trade turístico é formado por dezenas de balneários, centenas de pesqueiros e áreas de camping, no intuito de atender o magnífico fluxo de turistas que chegam à região.
Os passeios em barcos e chalanas (espécie de embarcação usada para navegação nos rios pantaneiros), expedições temáticas como a Rota das Monções e Vila dos Diamantes, e safáris terrestres pelo Pantanal dos Paiaquás, além das trilhas ecológicas, alimentam o turismo local.
É, portanto, uma gama de atrações maravilhosas o que existe em Mato Grosso do Sul. Imperdível, no entanto, é conhecer Coxim, com sua carga histórica única, paisagem deslumbrante e muito, muito peixe para pescar e comer.
Bom mesmo é Coxim!
Durante o curso, os participantes aprenderão noções sobre recebimento e atendimento de pessoas, regras de conduta, postura profissional e princípios de hospitalidade.
O objetivo é apresentar as propostas e demandas do setor, reunidas até então, para fazer o fechamento do Plano Municipal de Turismo aos seguimentos interessados.
Estão abertas as inscrições para o curso gratuito de formação de Condutores de Pesca Esportiva no sistema pesque e solte, que será realizado de 7 a 11 o Auditório José Guedes de Melo, na rua Antônio de Albuquerque, 100, centro, antiga prefeitura.
A Prefeitura Municipal de Coxim e o Sebrae-MS, convidam os atores da cadeia produtiva do turismo do município para uma grande oportunidade de fortalecimento do turismo local.
Queremos saber a sua opinião para contribuir com o planejamento turístico do município de Coxim.
Acontece nesta semana a Oficina de Planejamento Estratégico do Turismo, com o objetivo de desenvolver ações que fortaleça o turismo da cidade de Coxim, considerando os anseios da comunidade local, empresários, órgãos e entidades do município,