O Tesouro Nacional apontou Coxim e mais 68 municípios de Mato Grosso do Sul em situação fiscal equilibrada, conforme relatório da CAPAG (Capacidade de Pagamento) 2022.
Os cálculos da Capag utilizam três indicadores: endividamentos, poupanças correntes e índices de liquidez. Que resultam as notas A e B do Tesouro Nacional para os municípios aprovados, enquanto os reprovados ou que não encaminharam as informações ao órgão recebem as notas C e D.
O prefeito Edilson Magro comemorou a notícia ressaltando o esforço que vem fazendo com sua equipe para manter as finanças estáveis: “sempre foi uma exigência minha, a saúde financeira do município, prova disso são os salários pagos em dia, o poder de investimento com obras sendo realizadas com recursos próprios, pagamento de fornecedores e os reajustes salarias que estamos concedendo aos servidores. Fruto do ótimo trabalho de nossa equipe”.
“Estar entre os melhores municípios do Estado na avaliação do Tesouro Nacional, comprova que estamos trabalhando certo”. Finalizou o prefeito.
Mato Grosso do Sul vem tendo bom desempenho desde 2015, quando o Estado saiu da nota D para a A.
A análise de capacidade de pagamento apura a situação fiscal do Estado e municípios para habilitá-los à contratação de empréstimos com garantia da União.
Em comparação com o ano passado, 20 cidades conseguiram melhorar suas notas para A. Ao todo 63 municípios obtiveram nota máxima, outras seis cidades receberam nota B e cinco nota C. Outras cinco prefeituras não prestaram as informações solicitadas.
Além de Coxim, receberam no A as cidades de Ladário, Água Clara, Ivinhema, Amambai, Japorã, Angélica, Jaraguari, Antônio João, Juti, Aparecida do Taboado, Aral Moreira, Maracaju, Bandeirantes, Naviraí, Bataguassu, Nioaque, Batayporã, Nova Alvorada do Sul, Bela Vista, Nova Andradina, Bodoquena, Novo Horizonte do Sul, Bonito, Paraíso das Águas, Brasilândia, Paranaíba, Caarapó, Paranhos, Camapuã, Porto Murtinho, Caracol,Ribas do Rio Pardo, Cassilândia, Rio Brilhante, Chapadão do Sul, Rio Negro, Corguinho, Rio Verde de Mato Grosso, Coronel Sapucaia, Rochedo, Costa Rica, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste,
Deodápolis, Selvíria, Dois Irmãos do Buriti, Sete Quedas, Dourados, Sidrolândia, Fátima do Sul, Sonora, Figueirão, Tacuru, Glória de Dourados, Taquarussu, Iguatemi, Terenos, Inocência, Três Lagoas, Itaporã e Vicentina.
Receberam no B as cidades de Aquidauana, Corumbá, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Miranda e Ponta Porã.
Anaurilândia, Campo Grande, Eldorado, Jatei, e Mundo Novo receberam nota C.
Não prestaram informações as cidades de Alcinópolis, Anastácio, Douradina, Laguna Carapã e Pedro Gomes.
Considerado o maior evento da categoria de Mato Grosso do Sul, durante dois dias haverá formação prática e no terceiro a palestra com um dos maiores empreendedores de rua do Brasil, Valdir do “Pipoca do Valdir”
O Processo Seletivo visa a formação de cadastro de reserva de profissionais para trabalharem no Hospital Regional Álvaro Fontoura em Coxim.
As vagas de trabalho são para auxiliar administrativo, fiscal de loja, conferente, operador de empilhadeira, faturista e atendente de balcão.
O contribuinte que não recebeu o carnê, poderá se dirigir a Gerência de Receitas e Tributos, para emissão da parcela única ou da primeira parcela, sem juros e multas, bem como, o desconto de 20% para o pagamento a vista ou com 10% de desconto para o pagamento parcelado.
Foram lançados quatro editais convocando candidatos aprovados em Processos Seletivos para atuarem em diversas áreas, para contratação temporária.
Além do recebimento em domicílio, o contribuinte pode retirá-lo no site da prefeitura