Será realizada no dia 19 de fevereiro a partir das 7 horas, no Centro de Convivência Real Idade em Coxim a 2ª Conferência Regional LGBT com o tema: Por Um Brasil que Criminalize a Violência contra Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais.
O evento regional é organizado por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social - SEMCAS com a participação dos municípios de Sonora, Pedro Gomes, São Gabriel do Oeste, Chapadão do Sul, Rio Verde de Mato Grosso, Rio Negro, Costa Rica, Figueirão, Alcinópolis e Camapuã.
A 2ª Conferência Regional de Políticas Públicas e Direitos Humanos da População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais LGBT de Coxim e região têm como finalidade ampliar e fortalecer os compromissos políticos para a promoção da cidadania LGBT, assegurando a participação social e a gestão intersetorial com os seguintes objetivos:
I - Propor e debater ações estratégicas que resulte na criação do Plano Municipal de Políticas Públicas de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da População LGBT para o enfrentamento a violência e da outras providências;
II - Efetivar a criação do Plano Municipal de Políticas Públicas de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da População LGBT.
III - Propor medidas para a efetivação das ações previstas no Plano Municipal de Políticas Públicas de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da População LGBT e do Sistema Nacional de Promoção da Cidadania e Enfrentamento à Violência Contra a População LGBT;
De acordo com a secretária Municipal de Cidadania e Assistência Social, Mônica Moura Costa Cotini a realização deste evento representa a luta pela cidadania e direitos humanos da população LGBT, tendo a grande responsabilidade de discutir e propor, de forma coordenada e com a garantia de participação popular, as políticas que nortearão as ações dos poderes públicos.
Historicamente excluída, a população LGBT sofre o preconceito e a discriminação que se manifesta de diversas formas: ora pela homofobia que se concretiza pela violência, seja ela física ou moral, mas sempre limitadora dos direitos de todos os cidadãos; ora pela negação do reconhecimento à diversidade sexual, quando restrita a uma combinação binária e naturalizante de gênero, apartando desta forma todos os cidadãos que vivenciam suas identidades de gênero a partir de uma forma distinta das normas dominantes.
O prefeito Aluizio São José e a secretária Municipal de Cidadania e Assistência Social, Mônica Moura Costa Cotini convidam a população de Coxim e toda a região norte para participar da 2ª Conferência Regional LGBT na sexta-feira (19) a partir das 7 horas no Centro de Convivência Real Idade, localizado na Rua João Canuto s/nº - Bairro Senhor Divino.
Segue a programação do evento:
7h às 8h Credenciamento e Café da Manhã
8h Abertura Oficial
8h20 Apresentação Cultural
8h30 Palestra Magna, palestrante Diego Gonçalves Rodrigues Presidente Rede Apolo, com o tema: Por um Brasil que Criminalize a violência contra Lésbicas, Gays. Bissexuais, Bissexuais, Travestis e Transexuais..
9h10 - Espaço aberto para debates divisão dos grupos
9h20 Divisão dos grupos por eixo;
Eixo I Políticas Transversais, Participação Social e Sistema Nacional LGBT;
Eixo II Educação, Cultura e Comunicação/Mídia em Direitos Humanos;
Eixo III Segurança Pública e Justiça;
Eixo IV Marcos Jurídicos e Legais para o Enfrentamento à Violência.
10h Intervalo
10h10 - Apresentação dos Grupos de Trabalho e aprovação das propostas;
10h50 Apresentação de Documentário;
11h20 - Eleição de delegados para a Etapa Estadual.
11h 40 Encerramento.
O curso tem por objetivo desenvolver habilidades e competências interpessoais, refletindo sobre a relação consigo e com o outro, possibilitando um melhor desempenho pessoal e profissional.
A inscrição deve ser feita, pessoalmente, na Casa dos Conselhos, localizada a rua Feliciano Serrou Camy, s/n°, Bairro Flávio Garcia.
O evento de assinatura do Termo de Cooperação que formaliza o uso do espaço pela associação, aconteceu na manhã desta quinta-feira, dia 20.
O projeto visa adquirir gêneros alimentícios produzidos por agricultores familiares do município por meio de chamadas públicas, estimulando e fortalecendo as atividades de produção do campo.
Cada família acolhedora deverá acolher uma criança/adolescente por vez, exceto quando se tratar de grupo de irmãos, quando esse número poderá ser ampliado.
O projeto “Bombeiros do Amanhã” é realizado pelo ° Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente de Coxim-MS em parceria com a Prefeitura de Coxim, através da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, e atende 50 crianças e adolescentes de 10 a 16 anos, que frequentam a escola regularmente