A população de Coxim participou da Ação do Dia Mundial contra a AIDS, que aconteceu na sexta-feira (12), com a realização por meio da campanha de teste rápido de HIV, com abordagem na importância da prevenção contra a doença e o incentivo a realização do exame e o diagnóstico precoce.
A ação foi realizada no Serviço de Atendimento Especializado (SAE) com a realização do teste rápido e entrega de preservativos e kits com (camiseta, caneta, boné, bloco de anotações, e garrafinhas de água) para os pacientes que realizarem o teste de HIV.
Vilsinete Gomes Lopes falou que muito importante fazer o exame. Sim, temos que fazer o exame, pois se for confirmado ser portador do vírus da AIDS, já se inicia o tratamento, afirmou.
Para a Coordenadora do SAE, Ana Graciela a Ação do Dia Mundial contra AIDS foi com objetivo de conscientização. Todos que quiseram fazer o teste rápido tiveram acesso ao procedimento, além de receber um Kit com camiseta, boné, bloco, caneta e uma garrafa com o tema da campanha Todos Juntos Contra a AIDS uma maneira a mais de fazer com que o conhecimento adquirido hoje seja replicado nas casas das famílias coxinenses.
Houve até uma camisinha gigante para conscientizar a importância do uso do preservativo. Sem contar com a equipe de enfermagem que apresentou a maneira correta do uso. Ana Graciela afirma que a prevenção ainda é o melhor remédio. Sexo é bom, mas sexo seguro, com camisinha é melhor ainda.
Segundo a Coordenadora da Policlínica, Lucimara Mourão foi uma tarde de aprendizado. A população foi convocada e compareceu. Estamos muito felizes de ver o envolvimento da comunidade contra a AIDS. Foi feito um alerta de que é importante cuidar, fazer o teste rápido, o uso de camisinha, principalmente nossos jovens que foram apontados em recente pesquisa como portadores do vírus do HIV, justamente pela falta de conhecimento, pois nasceram depois da descoberta do coquetel contra a doença e não vivenciaram a descoberta e a propagação da AIDS na década de 80. A melhor forma de se cuidar é se prevenir.
Lucimara Mourão informou que mais de cem pessoas puderam obter mais informações sobre as formas de contaminação e prevenção sobre HIV e foram realizados mais de 60 testes rápidos.
Os testes rápidos continuarão sendo realizados no SAE e as gestantes podem realizar os testes em qualquer unidade de saúde.
O evento contou com todas as enfermeiras e Agentes Comunitários de Saúde das Estratégias de Saúde da Família (ESF) de Coxim. Uma parceria da Prefeitura Municipal, da Secretaria Municipal de Saúde, com Policlínica, as ESFs e Vale Renda.
O Prefeito Aluizio São José disse que eventos de conscientização fazem toda a diferença. Somos parceiros em ações como esta. A população tem que ter acesso à informação e se proteger. A AIDS já levou a vida de centenas de milhares de pessoas e o único jeito de prevenção é o uso de preservativo. Faça o teste rápido . Procure o SAE, aconselhou.
#AIDS ou HIV - O primeiro caso de AIDS registrado no mundo foi no início da década de 80. A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, contudo, foi descrita em 1981.
Entre 1980 e 1999, o Ministério da Saúde, através de seu Boletim Epidemiológico, notificou 155.590 casos de AIDS, dos quais 13%, ou 20.064, referem-se a pessoas entre 15 e 24 anos. A faixa mais atingida, no entanto, situa-se entre os 25 e 34 anos, com 43,23% dos casos: 67.267.
Desde 2006, os casos de AIDS nos jovens entre 15 e 24 anos aumentaram mais de 50%, o que quer dizer mais jovens soropositivos. No resto do mundo, o número de novos casos de HIV entre os jovens caiu 32% em uma década.
#Transmissão - O vírus HIV sobrevive em ambiente externo por apenas alguns minutos. Mesmo assim, sua transmissão depende do contato com as mucosas ou com alguma área ferida do corpo.
AIDS não se transmite por suor, beijo, alicates de unha, lâminas de barbear, uso de banheiros públicos, picadas de mosquitos ou qualquer outro meio que não envolva penetração sexual desprotegida, uso de agulhas ou produtos sanguíneos infectados. Existe também a possibilidade da transmissão vertical, ou seja, da mãe infectada para o feto durante a gestação e o parto (AIDS congênita).
Os pesquisadores ainda não sabem se sexo oral é capaz de transmitir a síndrome. Há, porém, descrição de pessoas que se infectaram ao engolir esperma.
#Diagnóstico - Existe um exame de sangue específico para o diagnóstico da AIDS, chamado teste Elisa. Em média, ele começa a registrar que a pessoa está infectada 20 dias após o contato de risco. Se depois de três meses o resultado for negativo, não há mais necessidade de repetir o exame, porque não houve infecção pelo HIV.
No Centro de Referência em Treinamento em DST/AIDS é possível realizar um teste laboratorial mais rápido, cujo resultado sai algumas horas depois da coleta de sangue. Se positivo o resultado do teste rápido, é aconselhável fazer um exame laboratorial.
O doutor Dráuzio Varella explicou por que a AIDS voltou a assustar tanto e a preocupar tanto: Houve um aumento absurdo dos casos de AIDS entre os jovens nos últimos anos. Neste sentido, nós no Brasil estamos indo na contramão de outros países, afirma.
O aumento é de mais de 50% em seis anos. O principal motivo é o comportamento sexual dos jovens. Eles acham que ninguém mais morre de AIDS hoje, e que se pegar o vírus é só tomar o remédio que acabou e que está tudo bem. Está tudo bem, não. É uma doença grave. Vai ter que tomar remédio pelo resto da vida. E esses remédios provocam efeitos colaterais A AIDS não tem cura, você pega o vírus, o tratamento pode controlar a doença, mas você vai ter problemas pelo resto da vida, alerta Dráuzio.
Serão três noites de muita festa!
A festa foi um esquenta para o carnaval que inicia no próximo semana, foram eleitos Carlos Henrique, o Kaká, Rei Momo e Barbara Bismark, Rainha do Carnaval. Eles desfilarão na terça-feira dia 21 em Campo Grande com a escola de samba.
Neste ano a Prefeitura está organizando um belo carnaval de rua, com várias atrações e a participação da escola de samba Catedráticos do Samba que faz uma homenagem à Terra do Pé de Cedro, com samba enredo exaltando a história e os símbolos de Coxim.
A emoção tomou conta de Sérgio Reis ao cantar Pé de Cedro, o artista chorou ao cantar o hino da cidade de Coxim.
E em homenagem ao poeta Zacarias Mourão, Almir Sater e Sérgio Reis, voltam ao subir no palco para cantar juntos em um espetacular Show em Coxim, no dia 30 de setembro ao lado do Pé de Cedro, na entrega da estátua de Zacarias Mourão em tamanho real fabricada em bronze pelo artista plástico Ique
Para participar, basta levar a sua pipa e fazer a inscrição gratuitamente no local.