Na tarde de quarta-feira (18 de dezembro), o Fórum de Coxim presenteou seis crianças e um adolescente atendidos pelo programa Família Acolhedora. O ato foi acompanhado pelo secretário municipal de Cidadania e Assistência Social (SEMCAS), Adenilson Vilalba Freires, pela coordenadora do Programa Família Acolhedora, Irene Fidélis, e equipe da Semcas.
Em clima de confraternização e muita alegria, cada criança recebeu o seu presente da secretária da Direção do Forum de Coxim, Marta Silva de Oliveira Mendonça; da assistente social Eduarda Campos de Oliveira; da psicóloga Giovanna Silveira Xavier; da agente de Apoio Cleunara de Fátima Müller Lucena; representando todos os Funcionários do Fórum de Coxim.
O Serviço de Acolhimento Familiar (Família Acolhedora), executado pela Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (Semcas), com apoio do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), Poder Judiciário, por meio da Vara da Infância e Juventude, e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) continua com inscrições abertas para receber novas famílias interessadas no serviço de acolhimento. Atualmente em Coxim há seis famílias cadastradas.
Trata-se de um serviço de acolhimento provisório que cadastra e capacita as famílias interessadas a acolher, temporariamente, crianças e adolescentes com seus direitos violados. Três dessas crianças foram reintegradas aos seus lares de origem na manhã de quinta-feira.
As famílias interessadas podem agendar o cadastro na sede da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (Semcas), de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.
O curso tem por objetivo desenvolver habilidades e competências interpessoais, refletindo sobre a relação consigo e com o outro, possibilitando um melhor desempenho pessoal e profissional.
A inscrição deve ser feita, pessoalmente, na Casa dos Conselhos, localizada a rua Feliciano Serrou Camy, s/n°, Bairro Flávio Garcia.
O evento de assinatura do Termo de Cooperação que formaliza o uso do espaço pela associação, aconteceu na manhã desta quinta-feira, dia 20.
O projeto visa adquirir gêneros alimentícios produzidos por agricultores familiares do município por meio de chamadas públicas, estimulando e fortalecendo as atividades de produção do campo.
Cada família acolhedora deverá acolher uma criança/adolescente por vez, exceto quando se tratar de grupo de irmãos, quando esse número poderá ser ampliado.
O projeto “Bombeiros do Amanhã” é realizado pelo ° Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente de Coxim-MS em parceria com a Prefeitura de Coxim, através da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, e atende 50 crianças e adolescentes de 10 a 16 anos, que frequentam a escola regularmente