Empresários comemoram movimentação econômica gerada pelo Rally dos Sertões

25/08/2017 - 12:07
Priscilla Peres

Mais de 1,7 mil pessoas desembarcaram em Coxim na quinta-feira (24), primeiro dia do Rally dos Sertões em Mato Grosso do Sul. A cidade, de pouco mais de 33 mil habitantes, reforçou estoques, funcionários e se estruturou para a passagem de uma das maiores competições off road do mundo, que encerra a edição 2017 amanhã, em Bonito.

 

Com apoio do Governo do Estado e das prefeituras envolvidas, o legado deixado pela competição esportiva vai além do entretenimento. A estimativa da organização é de que o impacto econômico chegue a R$ 5 milhões nas cidade por onde eles passam, resultando em renda extra para hotéis, restaurantes, postos de combustíveis e fornecedores.

 

Coxim tem 1.506 leitos distribuídos em 32 hotéis, além de vários ranchos nas margens do rio Taquari e do rio Coxim. O evento esportivo fez a taxa de ocupação saltar de 40% para 80%, em média, com algumas unidades lotadas, segundo informações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

 

Do micro ao grande

 

A 5° etapa do Rally dos Sertões melhorou a ocupação no Hotel Coxim, que teve dois dias de lotação nesta semana. O proprietário Fernando Luís Caprara, conta que o normal para a época é ter 70% de lotação e eventos desse tipo ajudam a colocar Coxim em um roteiro nacional, além de fomentar o turismo de eventos, ainda pouco explorado no município.

 

 “Nós temos um pedaço do Pantanal aqui e precisamos divulgar e encontros como o Rally ajudam nesse processo”, conta ele ao ressaltar que tem clientes o ano inteiro, mas que sente a necessidade de fomentar o turismo além da pesca, como eventos esportivos e ecoturismo.

 

Além do café da manhã, Fernando serve jantar em seu hotel, o que ajuda movimentar ainda mais a economia local. “Compramos produtos daqui, principalmente o peixe, que vem de uma peixaria que comprou de um pescador. Então tem toda uma cadeia envolvida, o dinheiro fica aqui”.

 

É o caso de do Messias de Souza, proprietário da Peixaria Peixe Vivo. Ele compra o pescado de pescadores profissionais e revende aos empresários. As espécies Pacu e Pintado são as mais vendidas e em semanas atípicas como essa, com o Rally dos Sertões, ele vê a demanda pelo seu produto aumentar. “Ajuda a cidade como um todo, é muito importante pra gente”.

 

Cultivar para voltar

 

Otimista, o proprietário do restaurante Senzala, Vlademir Silva, diz que agora é a hora de aprender com o pessoal do Rally dos Sertões, saber dos gostos, das preferências, do modo de consumo e claro, cativá-los para que voltem outras vezes a Coxim. “Vamos aprender com eles para os próximos anos, por que além dos eventos eles podem voltar para visitar a cidade e nosso turismo”.

 

“Nós precisamos muito desse tipo de evento, principalmente por que não temos e nem podemos, por questão ambiental, ter indústrias aqui. Então é o turismo em suas mais variadas formas que nos ajudam”, afirma ele, que mora na cidade há 25 anos.

 

Rinaldo Franco, mais conhecido como Xuxa, teve sorte e comemorou. A rampa de chegada dos competidores na avenida pela avenida Virginia Ferreira, foi montada em frente a sua conveniência. Além disso, ele alugou mesas e forneceu bebidas ao evento.

 


Fonte: Priscilla Peres/Semagro


14/04/2023 - 17:47 Workshop “Comida de Rua é Top” vai premiar empreendedor, carrinho de cachorro-quente, pipoqueira e máquina de algodão-doce

Considerado o maior evento da categoria de Mato Grosso do Sul, durante dois dias haverá formação prática e no terceiro a palestra com um dos maiores empreendedores de rua do Brasil, Valdir do “Pipoca do Valdir”

27/03/2023 - 22:39 FESP divulga resultado preliminar dos inscritos no Processo Seletivo

O Processo Seletivo visa a formação de cadastro de reserva de profissionais para trabalharem no Hospital Regional Álvaro Fontoura em Coxim.

23/03/2023 - 18:21 Oportunidade. Atacadista inicia seleção de novos colaboradores em Coxim

As vagas de trabalho são para auxiliar administrativo, fiscal de loja, conferente, operador de empilhadeira, faturista e atendente de balcão.

10/03/2023 - 17:43 Contribuinte que não recebeu o carnê do IPTU, pode retirá-lo no setor de tributos para fazer o pagamento sem multa ou juros

O contribuinte que não recebeu o carnê, poderá se dirigir a Gerência de Receitas e Tributos, para emissão da parcela única ou da primeira parcela, sem juros e multas, bem como, o desconto de 20% para o pagamento a vista ou com 10% de desconto para o pagamento parcelado.

08/03/2023 - 11:53 Prefeitura de Coxim convoca candidatos aprovados em Processos Seletivos

Foram lançados quatro editais convocando candidatos aprovados em Processos Seletivos para atuarem em diversas áreas, para contratação temporária.

01/03/2023 - 15:34 Carnês de IPTU começam a ser entregues pelos Correios

Além do recebimento em domicílio, o contribuinte pode retirá-lo no site da prefeitura

VOLTAR
Turismo

Conheça Coxim

Estabelecida às margens do encontro dos rios Taquari e Coxim, Coxim tem 33 mil habitantes. Por décadas, se consagrou como a Capital do Peixe, fazendo a alegria de pescadores de todos os cantos do país.

 

O rio Taquari é um dos principais formadores da planície pantaneira, sendo responsável por rica biodiversidade e belas paisagens. O rio Coxim é um de seus afluentes, ladeado por paredões naturais imponentes,...

Saiba Mais

Invista em Coxim

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e Pantanal, a oeste.

Atualmente com cerca de 35 mil habitantes, nossa cidade tem sua força na agropecuária, sendo referência na região Norte de MS como polo de comércio, serviços, saúde e educação. O turismo de pesca e o ecoturis...

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e ...

Saiba Mais