Entre os dias 18 e 24 de setembro, nove agentes e operadores da Holanda participaram do 1º Famtour Internacional Emas-Pantanal. A ação foi promovida pelo Fórum Regional de Turismo da Rota Norte, região turística de Mato Grosso do Sul, em parceria com a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), prefeituras de Alcinópolis, Costa rica, Coxim, Rio Verde de Mato Grosso e empresários do setor. Técnicos da Fundação de Turismo de MS acompanharam o grupo.
Segundo o responsável técnico do projeto e gerente municipal de turismo de Coxim, Ariel Albrecht, a ideia foi apresentar para novos parceiros uma rota alternativa em Mato Grosso do Sul, que une os pantanais da região e o cerrado. Recebemos muitos turistas europeus, que é um público exigente com relação à preservação da natureza e tem consciência da sua pegada ecológica no planeta. Eles buscam destinos alternativos que trabalhem os arranjos produtivos de turismo responsável, onde consomem produtos feitos pela própria comunidade. Para eles é importante o turismo não só como gerador de renda, mas também como fortalecedor da cultura local. E é isso que oferecemos na região, enfatiza Ariel.
O diretor administrativo da operadora holandesa Brazil Tours, Marius van Rij, reforça o perfil do turista europeu. Eu já estive no Brasil algumas vezes e gosto de mostrar aos meus clientes que eles podem ver um país diferente do Rio de Janeiro e Amazonas, por exemplo. Mato Grosso do Sul tem uma cultura e uma natureza linda, ainda pouco explorada, cita Marius.
Os agentes e operadores chegaram em Campo Grande na última sexta-feira (18) e ficaram hospedados no Hotel Deville, onde conheceram algumas das unidades habitacionais e participaram de um jantar. No dia seguinte fizeram uma visita técnica no Aquário do Pantanal, que ainda está em obras. Seguiram então para a Rota Norte, onde estiveram na Área de Preservação Ambiental Sete Quedas do Rio Verde, Área de Preservação Ambiental Rio Cênico Rotas Monçoeiras, Pantanal de Paiaguás, Parque Natural Municipal Templo dos Pilares, Monumento Natural Serra do Bom Jardim, Parque Estadual das Nascentes do Taquari, Parque Natural Municipal do Salto do Sucuriú e Parque Nacional das Emas.
Para o prefeito de Coxim, Aluizio São José, ações como essa são oportunidades da região aparecer aos olhos do mundo. Estamos muito felizes com essa famtrip, pois tivemos a oportunidade de mostrar nossa fauna, flora, os rios e um pouco da nossa história, como exemplo através da Rota das Monções. Coxim e região têm vocação turística e um potencial imenso. Agora o nosso sonho é que bons negócios sejam gerados futuramente salienta o prefeito.Famtour - O Famtour é uma viagem de familiarização com agências de turismo para promoção de destinos turísticos no mercado. O objetivo da iniciativa é subsidiar agências e operadoras de turismo, no intuito de promover a comercialização de roteiros turísticos.
Assessoria de Comunicação FundturMSDurante o curso, os participantes aprenderão noções sobre recebimento e atendimento de pessoas, regras de conduta, postura profissional e princípios de hospitalidade.
O objetivo é apresentar as propostas e demandas do setor, reunidas até então, para fazer o fechamento do Plano Municipal de Turismo aos seguimentos interessados.
Estão abertas as inscrições para o curso gratuito de formação de Condutores de Pesca Esportiva no sistema pesque e solte, que será realizado de 7 a 11 o Auditório José Guedes de Melo, na rua Antônio de Albuquerque, 100, centro, antiga prefeitura.
A Prefeitura Municipal de Coxim e o Sebrae-MS, convidam os atores da cadeia produtiva do turismo do município para uma grande oportunidade de fortalecimento do turismo local.
Queremos saber a sua opinião para contribuir com o planejamento turístico do município de Coxim.
Acontece nesta semana a Oficina de Planejamento Estratégico do Turismo, com o objetivo de desenvolver ações que fortaleça o turismo da cidade de Coxim, considerando os anseios da comunidade local, empresários, órgãos e entidades do município,