Com a finalidade de capacitar e inserir as “Mães Solos” no mercado de trabalho, o “Projeto Mãe Solo” que terá início em setembro, dará oportunidade de 20 mães no primeiro ciclo de ocupar cargos remunerados, melhorando a vulnerabilidade econômica, contribuindo de forma atuante no desenvolvimento da região onde mora.
As primeiras mães foram selecionadas, após triagem realizada pela coordenadora do CRAS – Senhor Divino Elisângela Feitosa.
Mãe Solo, é toda mulher que assume exclusivamente todas as responsabilidades pelo filho, sejam elas financeiras ou afetivas. Equivocadamente, empregava-se o termo mãe solteira, pois seu estado civil não tem nada a ver com parentesco.
Ao longo do curso as mães receberão capacitação em informática uma vez por semana, aos sábados no período vespertino, no campus da UFMS de Coxim e enquanto elas estudam, seus filhos serão atendidos acadêmicos da instituição. Assim, elas poderão obter a formação sem deixar seus filhos em casa ou com outras pessoas.
Aquelas mães que terminarem a capacitação serão encaminhadas as empresas do município, a fim de, ingressarem no mercado de trabalho.
Quem se interessar em ajudar o projeto, pode apadrinhar ou amadrinhar uma mãe com doações a partir de R$ 38,00 por mês, para isso, basta entrar em contato com os professores: Prof.ª Priscila Martins - 67 99903-2522, Pref.º Gedson Faria - 67 98435-1291 e Prof.ª Silvana Zanchett - 67 9938-8288. É possível ainda acompanhar o projeto na rede social Instagram @proetomae_cpcx.
De iniciativa dos professores da UFMS Gedson Faria e Priscila Martins, o Projeto tem o apoio da Prefeitura Municipal de Coxim, UFMS, ACIAC e, dos acadêmicos dos cursos de Letras, Enfermagem e Sistema de Informação.
O curso tem por objetivo desenvolver habilidades e competências interpessoais, refletindo sobre a relação consigo e com o outro, possibilitando um melhor desempenho pessoal e profissional.
A inscrição deve ser feita, pessoalmente, na Casa dos Conselhos, localizada a rua Feliciano Serrou Camy, s/n°, Bairro Flávio Garcia.
O evento de assinatura do Termo de Cooperação que formaliza o uso do espaço pela associação, aconteceu na manhã desta quinta-feira, dia 20.
O projeto visa adquirir gêneros alimentícios produzidos por agricultores familiares do município por meio de chamadas públicas, estimulando e fortalecendo as atividades de produção do campo.
Cada família acolhedora deverá acolher uma criança/adolescente por vez, exceto quando se tratar de grupo de irmãos, quando esse número poderá ser ampliado.
O projeto “Bombeiros do Amanhã” é realizado pelo ° Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente de Coxim-MS em parceria com a Prefeitura de Coxim, através da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, e atende 50 crianças e adolescentes de 10 a 16 anos, que frequentam a escola regularmente