O MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), com o apoio da Prefeitura de Coxim, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Casa do Trabalhador, realizam na próxima quinta-feira (5) um mutirão de atendimentos para emissão de carteiras de trabalho em Coxim.
O atendimento, destinado a trabalhadores de Coxim e região, será feito na unidade móvel do Trabalhador, à Casa do Trabalhador (antigo CIAT), à rua Filinto Muller, 577, Centro de Coxim, das 7h às 16h.
A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é o documento obrigatório para toda pessoa que venha a prestar algum tipo de serviço, seja na indústria, no comércio, na agricultura, na pecuária ou mesmo de natureza doméstica.
A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) foi criada pelo decreto-lei n.º 926, de 10 de outubro de 1969. Reconhecida por suas anotações, a CTPS é hoje um dos únicos documentos a reproduzir a vida funcional do trabalhador. Assim, garante o acesso a alguns dos principais direitos trabalhistas, como seguro-desemprego, benefícios previdenciários e FGTS.
Saiba o que levar
Se o cidadão quiser tirar a primeira via do documento, ele deve apresentar RG, CPF, certidão de nascimento (se for solteiro) ou de casamento e comprovante de residência.
Se as folhas onde a empresa faz anotações acabaram e a pessoa quiser tirar uma continuação, ela precisa levar os mesmos itens mais a carteira antiga.
No caso de perda, roubo, furto ou danificação, será necessário tirar uma segunda via. Além dos documentos listados acima, é preciso número da carteira de trabalho antiga e o boletim de ocorrência.
O curso tem por objetivo desenvolver habilidades e competências interpessoais, refletindo sobre a relação consigo e com o outro, possibilitando um melhor desempenho pessoal e profissional.
A inscrição deve ser feita, pessoalmente, na Casa dos Conselhos, localizada a rua Feliciano Serrou Camy, s/n°, Bairro Flávio Garcia.
O evento de assinatura do Termo de Cooperação que formaliza o uso do espaço pela associação, aconteceu na manhã desta quinta-feira, dia 20.
O projeto visa adquirir gêneros alimentícios produzidos por agricultores familiares do município por meio de chamadas públicas, estimulando e fortalecendo as atividades de produção do campo.
Cada família acolhedora deverá acolher uma criança/adolescente por vez, exceto quando se tratar de grupo de irmãos, quando esse número poderá ser ampliado.
O projeto “Bombeiros do Amanhã” é realizado pelo ° Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente de Coxim-MS em parceria com a Prefeitura de Coxim, através da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, e atende 50 crianças e adolescentes de 10 a 16 anos, que frequentam a escola regularmente