Na quarta-feira (29), durante a 8ª Conferência Municipal da Assistência Social foram eleitos os delegados que representarão os interesses da população coxinense nas Conferências Estadual e Federal.
Foram eleitos:
Representantes Governamentais:
Titular: Rudinei Vendruscolo
Suplente:Irenilda Barbosa Dos Santos
Representantes De Usuários
Titular: Rosa da Silva Gomes
Suplente: Francilene Lopes Pereira
Representantes Dos Trabalhadores Da Área
Titular: Fabiane Nery Cavalcante
Suplente: Fabíula Ferreira da Silva
Representantes De Organizações
Titular: Roberto Wada - Aponec
Suplente: Silma Barbosa da Silva- Gaam
De acordo com a coordenadora do SUAS, Mônica Moura Costa a 8ª Conferência Municipal teve por objetivo consolidar as propostas apontadas pelos participantes do evento a fim de consolidar o suas de vez, rumo a 2026, além de contribuir com o lema do evento: Pacto Republicano no SUAS rumo a 2026: O Suas que Temos e o SUAS que queremos.
Após a abertura os presentes foram divididos em grupos para discutir cada tema proposto na Conferência, conforme segue:
Dimensão I- Dignidade Humana e Justiça Social: Princípios Fundamentais para a Consolidação do SUAS no Pacto Federativo
A equipe do CREAS ficou responsável pela discussão e apresentou as seguintes propostas: Garantir que pessoas em situação de risco e vulnerabilidade Social no Município, sejam público prioritário para o atendimento em programas habitacionais;
Implantar transporte público coletivo com qualidade, gratuidade e pontualidade, para facilitar o acesso da população aos serviços, projetos, programas e lazer;
Implantar nas redes de ensino, espaço destinado às crianças, para que seus genitores possam frequentar as aulas no período noturno;
Priorizar o acesso dos adolescentes nos setores públicos ou privados como ADOLESCENTE APRENDIZ, respeitando suas habilidades e interesses.
A equipe do CRAS do Senhor Divino, ficou responsável pela Dimensão II- Participação Social Como Fundamento do Pacto Federativo no SUAS, e apresentou as seguintes propostas:
Propiciar que o PAIF (Programa de Atenção Integral a Família) seja um espaço de participação dos usuários da Assistência para discussão da Política Publica de Assistência Social.
Garantir capacitação ao CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social) e Secretaria Executiva para fortalecimento da execução de suas atribuições, tendo como prioridade os processos de Inscrição e Fiscalização.
Divulgar as Ações do CMAS nos diversos meios de comunicação (rádios, internet e outros).
Investir na divulgação e publicização das ações da política de assistência social nos meios de comunicação em geral.
Já a equipe do CRAS Piracema ficou responsável pela Dimensão III - Primazia Da Responsabilidade Do Estado: Por um SUAS Publico, Universal, Republicano e Federativo. Apresentando as propostas que se seguem:
Criar e implantar critérios para proceder à transferência dos recursos da Assistência Social para rede socioassistencial;
Destinar 5% do orçamento publico municipal para Assistência Social;
Aprovar e implantar Projeto de Lei do SUAS Sistema Único da Assistência Social;
Implantação do serviço de Vigilância Socioassistencial conforme o pacto 2016.
Os técnicos da SEMCAS discutiram a Dimensão IV - Qualificação do Trabalho no SUAS na Consolidação do Pacto Federativo e chegaram as seguintes resolutivas:
Efetivar as Equipes de referência que são responsáveis pela organização e oferta de serviços, programas, projetos e benefícios de proteção social básica e especial através de CONCURSO PÚBLICO;
Elaborar e executar plano de capacitação de educação permanente em consonância com as diretrizes da Política Nacional de capacitação buscando o aperfeiçoamento dos trabalhadores da Área do SUAS de forma sistemática e continuada, descentralizada, avaliada e monitorada, participativa e sustentável;
Implantar Equipe Volante para atender as zonas de difícil acesso no Distrito de Coxim;
Garantir que as Secretarias de Assistência Social das três esfera de governo, sejam gerenciadas por profissionais da área de Serviço Social.
Por fim a Equipe de Proteção Especial apontou as necessidades após discutirem a Dimensão V- Assistência Social e Direito no Âmbito do Pacto Federativo:
Criar e articular com as políticas públicas de trabalho, ações de oportunidades de trabalho e renda para os cidadãos em situação de rua com vulnerabilidade e risco social, visando à inserção no mercado formal de trabalho;
Viabilizar parceria com o Poder Judiciário para Implantação do Projeto Padrinho no município;
Implantar o Projeto Família Acolhedora com atendimento prioritário às crianças e adolescentes com deficiência.
Ainda de acordo com Mônica, essas propostas serão anexadas ao relatório final da Conferência e encaminhado para o Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (SEDHAST). Algumas propostas poderão ser debatidas na Conferência estadual e nossos delegados estarão lá para defender os interesses dos cidadãos coxinenses.
Para o prefeito Aluizio São José eventos como a 8ª Conferência servem para conhecer mais a fundo as necessidades de cada seguimento da sociedade, por isso a discussão é feita por temas e os nossos profissionais que convivem diuturnamente com a realidade da população podem apontar os anseios prioritários de cada um deles.
O curso tem por objetivo desenvolver habilidades e competências interpessoais, refletindo sobre a relação consigo e com o outro, possibilitando um melhor desempenho pessoal e profissional.
A inscrição deve ser feita, pessoalmente, na Casa dos Conselhos, localizada a rua Feliciano Serrou Camy, s/n°, Bairro Flávio Garcia.
O evento de assinatura do Termo de Cooperação que formaliza o uso do espaço pela associação, aconteceu na manhã desta quinta-feira, dia 20.
O projeto visa adquirir gêneros alimentícios produzidos por agricultores familiares do município por meio de chamadas públicas, estimulando e fortalecendo as atividades de produção do campo.
Cada família acolhedora deverá acolher uma criança/adolescente por vez, exceto quando se tratar de grupo de irmãos, quando esse número poderá ser ampliado.
O projeto “Bombeiros do Amanhã” é realizado pelo ° Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente de Coxim-MS em parceria com a Prefeitura de Coxim, através da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, e atende 50 crianças e adolescentes de 10 a 16 anos, que frequentam a escola regularmente