Acontece na próxima quinta-feira (3), às 14h, a Oficina de Turismo e Proteção à Infância e à Juventude, no Sebrae Regional Norte, em Coxim. A oficina tem foco no Turismo Responsável e Proteção à Infância. Neste processo estão três princípios básicos: turismo sustentável, responsabilidade social das empresas e proteção integral da criança e do adolescente.
O objetivo principal é a prevenção e o enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes no âmbito do turismo. A proposta é difundir a questão sustentável na proteção da infância no turismo, sensibilizar os prestadores de serviços turísticos e a sociedade em geral para se engajarem na causa e denunciarem os casos.
A realização é da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), com apoio da Comissão Intersetorial de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes do Estado de Mato Grosso do Sul, do Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes (Comcex MS), Secretaria de Estado de Produção, Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Agricultura Familiar (Semagro), com apoio da Prefeitura Municipal de Coxim e do Sebrae MS.
Para Tânia Regina Comerlato, gestora de ações sociais da Fundtur, membro da Comissão Intersetorial e conselheira do Conselho Estadual da Criança (Cedca), as parcerias são fundamentais. O turismo entende a importância das parcerias com os diversos segmentos de políticas públicas governamentais, em especial os que trabalham com gênero e diversidade, bem como aqueles que planejam o desenvolvimento econômico do estado, destaca.
Denúncias
A Fundtur reforça que há vários canais que podem ser utilizados para casos de denúncias, como o telefone 0800-647-1323 ou o Disque 100, serviço de atendimento telefônico gratuito, sigiloso e que funciona 24h todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel, bastando discar 100.
As denúncias também podem ser feitas na Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA) e os Conselhos Tutelares e, quando solicitado pelo demandante, podem ser anônimas com sigilo das informações garantido.
Durante o curso, os participantes aprenderão noções sobre recebimento e atendimento de pessoas, regras de conduta, postura profissional e princípios de hospitalidade.
O objetivo é apresentar as propostas e demandas do setor, reunidas até então, para fazer o fechamento do Plano Municipal de Turismo aos seguimentos interessados.
Estão abertas as inscrições para o curso gratuito de formação de Condutores de Pesca Esportiva no sistema pesque e solte, que será realizado de 7 a 11 o Auditório José Guedes de Melo, na rua Antônio de Albuquerque, 100, centro, antiga prefeitura.
A Prefeitura Municipal de Coxim e o Sebrae-MS, convidam os atores da cadeia produtiva do turismo do município para uma grande oportunidade de fortalecimento do turismo local.
Queremos saber a sua opinião para contribuir com o planejamento turístico do município de Coxim.
Acontece nesta semana a Oficina de Planejamento Estratégico do Turismo, com o objetivo de desenvolver ações que fortaleça o turismo da cidade de Coxim, considerando os anseios da comunidade local, empresários, órgãos e entidades do município,