Equipes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Vigilância Sanitária, com apoio do 5º Batalhão de Polícia Militar (5ºBPM) e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), realizaram na manhã de terça-feira (26 de maio) uma operação de abordagem social a pessoas em situação de rua em Coxim.
Foram abordados 14 homens e mulheres que estavam em situação de vulnerabilidade social em diversos pontos da cidade de Coxim, como Praça Noêmia Serrou Camy, Praça Silvio Ferreira, Avenida Virginia Ferreira, arredores da Feira do Produtor, Ponte Velha, Centro de Múltiplo Uso do Bairro Primeiro de Maio, entre outros.
Todos foram orientados quanto ao risco de aglomeração e contágio da Covid-19, assim como seus direitos e deveres. Alguns foram encaminhados à Casa de Passagem, aqueles residentes em Coxim foram encaminhados para os respectivos vínculos familiares e outros foram encaminhados às cidades de origem.
O secretário municipal de Cidadania e Assistência Social, Adenilson Villaba, disse que o objetivo é identificar essas pessoas em situação de rua, se são migrantes, se têm familiares em Coxim, se têm problemas psicológicos e ou de saúde: "Eles ficam nas praças, nas ruas, em imóveis sem uso, em condições muitas vezes insalubre, abordando transeuntes, incomodando os comerciantes. Então é nossa obrigação prestar assistência, realizar uma triagem, checar se estão bem de saúde, se há pendências no âmbito criminal. Aqueles que são de fora encaminhamos às origens. Os que são daqui estabelecemos o retorno ao lar. No meio tempo são encaminhados à Casa de Passagem".
O curso tem por objetivo desenvolver habilidades e competências interpessoais, refletindo sobre a relação consigo e com o outro, possibilitando um melhor desempenho pessoal e profissional.
A inscrição deve ser feita, pessoalmente, na Casa dos Conselhos, localizada a rua Feliciano Serrou Camy, s/n°, Bairro Flávio Garcia.
O evento de assinatura do Termo de Cooperação que formaliza o uso do espaço pela associação, aconteceu na manhã desta quinta-feira, dia 20.
O projeto visa adquirir gêneros alimentícios produzidos por agricultores familiares do município por meio de chamadas públicas, estimulando e fortalecendo as atividades de produção do campo.
Cada família acolhedora deverá acolher uma criança/adolescente por vez, exceto quando se tratar de grupo de irmãos, quando esse número poderá ser ampliado.
O projeto “Bombeiros do Amanhã” é realizado pelo ° Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente de Coxim-MS em parceria com a Prefeitura de Coxim, através da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, e atende 50 crianças e adolescentes de 10 a 16 anos, que frequentam a escola regularmente