No próximo sábado, 19 de maio, a partir das 15 horas, na Praça Poliesportiva, acontece a ação socioeducativa em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil, celebrado no dia 18 de maio.
O evento é uma parceria da Prefeitura de Coxim, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SEMCAS), com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
O objetivo é mobilizar a sociedade e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.
A data foi escolhida por, neste dia, em 1973, uma menina de 8 anos ter sido sequestrada, violentada e cruelmente assassinada em Vitória (ES). Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos. Com a repercussão do caso, e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, através da lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000.
"É necessário um trabalho informativo junto aos pais e responsáveis, a sensibilização da população em geral, e dos profissionais das áreas de educação e jurídica, com a identificação de crianças e adolescentes em situação de risco", explica Silvana Zanchet, vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Ela convida todas as famílias e jovens da cidade a participarem do evento, que terá momentos de diálogo e de descontração. Nós vamos conversar e dialogar com os jovens e pais da nossa cidade. Será um momento que vamos ter em parceria com várias instituições, como a UFMS, o 47º Batalhão de Infantaria, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar, Ministério Público Estadual, Poder Judiciário, com a Vara da Infância e da Juventude, Câmara de Vereadores, Secretaria de Assistência Social e Prefeitura Municipal de Coxim. Vai ser um grande evento e também um momento de descontração para as crianças e adolescentes do nosso município, afirma.
Silvana ainda orienta a população que denuncie casos de abusos: "Caso saiba de algum caso de violência sexual infantil, denuncie através do telefone 100 ou procure o Conselho Tutelar, delegacias especializadas, Polícias Militar, Federal ou Rodoviária. No Brasil, o Disque 100 é um serviço gratuito disponibilizado pela Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República, que registra denúncias anônimas de jovens que se sintam ameaçados ou que sofreram qualquer tipo de abuso ou exploração sexual".
O curso tem por objetivo desenvolver habilidades e competências interpessoais, refletindo sobre a relação consigo e com o outro, possibilitando um melhor desempenho pessoal e profissional.
A inscrição deve ser feita, pessoalmente, na Casa dos Conselhos, localizada a rua Feliciano Serrou Camy, s/n°, Bairro Flávio Garcia.
O evento de assinatura do Termo de Cooperação que formaliza o uso do espaço pela associação, aconteceu na manhã desta quinta-feira, dia 20.
O projeto visa adquirir gêneros alimentícios produzidos por agricultores familiares do município por meio de chamadas públicas, estimulando e fortalecendo as atividades de produção do campo.
Cada família acolhedora deverá acolher uma criança/adolescente por vez, exceto quando se tratar de grupo de irmãos, quando esse número poderá ser ampliado.
O projeto “Bombeiros do Amanhã” é realizado pelo ° Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente de Coxim-MS em parceria com a Prefeitura de Coxim, através da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, e atende 50 crianças e adolescentes de 10 a 16 anos, que frequentam a escola regularmente