O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SEMCAS) tornam pública a relação de titulares do Conselho Tutelar de Coxim eleitos para o quadriênio 2020/2024.
O processo eleitoral democrático ocorreu no domingo (6 de outubro), na Escola Estadual Viriato Bandeira, das 8h às 17h. Foram contabilizados 3.756 votos. Das dez candidatas ao cargo de titulares, cinco foram eleitas. As outras cinco serão suplentes.
O secretário municipal de Cidadania e Assistência Social, Adenilson Vilalba, disse que o processo ocorreu de forma tranquila: "Tivemos uma participação efetiva da sociedade, que de forma expressiva elegeu as candidatas que considera para a função".
Os membros eleitos do Conselho Tutelar exercerão suas atividades em regime de dedicação exclusiva, inclusive em regime de plantão/sobreaviso, assim como da realização de outras diligências e tarefas inerentes ao órgão.
O exercício efetivo da função de conselheiro constitui serviço público relevante e quem o pratica deve ser pessoa idônea, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Seu trabalho é basicamente norteado sob denúncias, por isso, sempre que se perceba abuso ou situações de risco contra menores, como por exemplo, em casos de violência física ou emocional, o Conselho Tutelar deve ser acionado.
O conselheiro tutelar seja capaz de manter diálogo com pais ou responsáveis legais, comunidade, poder judiciário e executivo e com as crianças e adolescentes. Para isso é de extrema importância que os eleitos para o a função de conselheiro tutelar sejam pessoas comunicativas, competentes e com capacidade para mediar conflitos.
Foram eleitas titulares:
Adriana Aparecida Mariano Nabhan - 793 votos
Dayana Eugênia do Nascimento - 559 votos
Rita Maria de Arruda - 516 votos
Rosangela da Silva Zanchett - 447 votos
Marilyn Louise Coelho Santos Silva - 371 votos
Suplentes:
Patricia de Kássia Vasconcelos - 266 votos
Karen Viviane Vidovix - 245 votos
Josiane Scheibler de Freitas - 238 votos
Juliana Siravegna Silva - 172 votos
Edivania Santos Fialho Peres - 149 votos
O curso tem por objetivo desenvolver habilidades e competências interpessoais, refletindo sobre a relação consigo e com o outro, possibilitando um melhor desempenho pessoal e profissional.
A inscrição deve ser feita, pessoalmente, na Casa dos Conselhos, localizada a rua Feliciano Serrou Camy, s/n°, Bairro Flávio Garcia.
O evento de assinatura do Termo de Cooperação que formaliza o uso do espaço pela associação, aconteceu na manhã desta quinta-feira, dia 20.
O projeto visa adquirir gêneros alimentícios produzidos por agricultores familiares do município por meio de chamadas públicas, estimulando e fortalecendo as atividades de produção do campo.
Cada família acolhedora deverá acolher uma criança/adolescente por vez, exceto quando se tratar de grupo de irmãos, quando esse número poderá ser ampliado.
O projeto “Bombeiros do Amanhã” é realizado pelo ° Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente de Coxim-MS em parceria com a Prefeitura de Coxim, através da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, e atende 50 crianças e adolescentes de 10 a 16 anos, que frequentam a escola regularmente