O prefeito de Coxim, Aluizio São José, assinou na tarde de terça-feira o Decreto nº 162/2020, que dispõe de medidas que poderão ser adotadas como estratégia de prevenção e combate à disseminação do novo coronavírus no município.
Por meio do documento, foi decretada situação de emergência no município até que a pandemia de coronavírus (Covid-19) seja considerada extinta pela Organização Mundial de Saúde.
O objetivo é conscientizar a população a adotar medidas preventivas a esta crise sem precedentes causada pela disseminação do novo coronavírus, e garantindo os direitos constitucionais dos cidadãos.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde Pública, até o dia 18 de março não foram registrados casos suspeitos nem confirmados da doença em Coxim.
O que diz o decreto:
- Cria o Comitê Gestor de Crise COVID-19
- Servidores de 60 anos ou mais poderão ser dispensados ou realizar suas atividades laborais em casa em consonância com as respectivas chefias diretas;
- Estão proibidas as viagens de servidores municipais, salvo se absolutamente essenciais;
- Servidores públicos que apresentarem sintomas de gripe, resfriado e ou coronavírus estão dispensados
- Todas as repartições públicas municipais deverão adotar medidas de higiene compatíveis com as regras de combate ao coronavírus;
- Estão suspensas por tempo indeterminado: atividades realizadas com pessoas idosas, eventos esportivos, programas de saúde destinados a hipertensos, diabéticos e portadores de doenças crônicas; atividades esportivas em praças públicas e ginásios;
- Estão suspensas as aulas do dia 18 de março a 6 de abril, inclusive nos Centros de Educação Infantil (CEIs);
- O município poderá, com dispensa de licitação e parecer prévio da Procuradoria-Geral do Município, adquirir bens e/ou contratar serviços diretamente ligados à prevenção e combate ao coronavírus.
- Bares e restaurantes deverão limitar a quantidade de mesas e cadeiras disponíveis a 30% da capacidade e aumentar a distância mínima entre mesas a 1,50 metro, devendo ainda realizar limpeza constante com produtos químicos eficazes;
- Fica vedada a expedição de alvarás para realização de shows, eventos esportivos, culturais, religiosos, de negócios, de massa, por tempo indeterminado, inclusive aqueles com autorização já expedida;
- Estão canceladas as atividades festivas e culturais alusivas ao aniversário de Coxim (comemorado em 11 de abril);
- Fica vedada a realização da Feira de Produtos da Terra, realizada pela Asfeco na Praça João Ferreira de Albuquerque (Antiga Concha Acústica);
- As entidades privadas de ensino podem seguir as medidas apontadas no decreto;
- As clínicas médicas, odontológicas, de fisioterapia e academias de artes marciais e atividades físicas deverão promover seus atendimentos sem que coloquem em risco a saúde de seus pacientes observando a não aglomeração de pessoas;
- O Comitê de Gestão de Crise criado em decorrência da pandemia de coronavírus fará avaliações constates sobre a implementação destas regras, podendo propor novas medidas e suspensão daquelas em vigor, ficando a Procuradoria-Geral do Município autorizada a propor as medidas judiciais cabíveis para efetivação das regras dispostas no decreto 162/2020.
o objetivo do gabinete Itinerante é levar os serviços da prefeitura para mais perto das pessoas, ofertando atendimento nas áreas de saúde, social, empreendedorismo, vacinação, entre outros.
Durante o Gabinete Itinerante, será possível que o cidadão leve as suas demandas, que serão destinadas aos setores responsáveis, dessa forma, espera-se tornar a administração pública mais democrática e participativa.
São leis que beneficiam o servidor público e o os professores, concedendo reajuste e o realinhamento salarial, que prestigia a Agricultura Familiar.
O decreto nº. 494/2022 assinado na manhã desta quinta-feira (8) pelo prefeito Edilson Magro, estabelece ponto facultativo nos dias 23 e 30 de dezembro, nas sextas-feiras.
Nos dias 24 de novembro e 2 de dezembro, o horário de expediente nas repartições públicas municipais será das 7h30 às 13h30 e no dia 28 de novembro, será das 7h às 11h30.
O prefeito Edilson Magro decretou ponto facultativo dia segunda-feira, dia 14 de novembro, véspera de do feriado nacional da Proclamação da República.