Durante explanação ao vivo pelo Facebook (live) referente à situação epidemiológica de Covid-19 em Coxim, na noite de segunda-feira (4 de maio), o prefeito de Coxim, Aluizio São José, e o secretário municipal de Saúde Pública, Franciel Oliveira, pediram calma e colaboração da população.
As afirmações são referentes à confirmação do segundo caso de Covid-19 em Coxim. "O momento é de muita cautela mas não de desespero", ressaltou Franciel. "Quero pedir aos irmãos coxinenses que nos ajudem na conscientização daqueles que insistem em não colaborar com as medidas preventivas", disse ele.
"O paciente não tem culpa de ter pego a doença, não queremos ver discriminação aqui. A família precisa de apoio com os devidos cuidados. É uma situação que pode acontecer com todos. Lamentavelmente chegou a nossa vez. Não podemos divulgar o nome do paciente por questão ética", disse Franciel.
"Vínhamos há vários dias sem casos suspeitos e isso gerou uma falsa sensação de segurança. Deve haver casos assintomáticos no município. Nossas equipes de fiscalização estão sobrecarregadas. Fizemos orientações em filas, comércio, estabelecimentos em geral. Precisamos da consciência de todos. Não precisa ser fiscal da Prefeitura para ajudar a organizar filas em frente a bancos, bancos e lotéricas", disse Franciel.
Confiança e conscientização
O prefeito Aluizio São José pediu que a população confie no trabalho da Secretaria Municipal de Saúde Pública, das autoridades sanitárias e nas decisões tomadas que resultaram em decretos com medidas preventivas ao novo vírus:
"Ficamos mais de 40 dias sem caso de contaminação local. Agora temos uma segunda missão: vocês precisam confiar nas autoridades sanitárias, na Secretaria Estadual de Saúde, na Secretaria Municipal de Saúde Pública, no Comitê Gestor de Crise Covid-19, formado por membros de vários segmentos da sociedade", disse Aluizio.
"Precisamos do seu apoio, do seu cuidado. Sem a contribuição social não temos como controlar isso. Cada um tem uma importância fundamental. Nossas equipes irão intensificar as ações de fiscalização. O uso de mascaras é ainda mais importante. Não podemos prever casos assintomáticos, que poderiam estar transmitindo o vírus. Sei que essas medidas incomodam e mexem com a rotina das pessoas, mas todos têm um interesse comum: que essa doença não chegue a Coxim ou que chegue lentamente, de forma que o avanço da pandemia não seja tão rápido de forma que a capacidade de atendimento do hospital seja maior que o contágio", afirmou.
"Pedimos que sigam as recomendações básicas de prevenção ao contágio: só saia de casa se necessário, usem máscara de proteção da boca e nariz, evitar ambientes fechados, aglomerações e contato físico, mantenham higienização frequente das mãos e do corpo, protejam os idosos e crianças. Nossas equipes já estão monitorando o caso", finalizou o prefeito.
Serviços disponíveis
Em geral, os casos de Covid-19 são caracterizados por: febre, dor de garganta, tosse seca, coriza e dificuldade em respirar. Em Coxim, caso haja alguém com este quadro clínico, entre em contato com o Serviço Especializado de Monitoramento de Coronavírus Covid-19 (tele-enfermeiros): 99936 5251.
O telefone para denúncias de não cumprimento de regras aos decretos é telefone para denúncias é 99962 3170.
A Prefeitura disponibilizou uma página no site com todos os decretos municipais referentes à pandemia: http://www.coxim.ms.gov.br/servico/decretos-pandemia/17
Há também uma página com informações de prevenção e o boletim epidemiológico diário do Município: http://coxim.ms.gov.br/coximcontraocoronavirus
o objetivo do gabinete Itinerante é levar os serviços da prefeitura para mais perto das pessoas, ofertando atendimento nas áreas de saúde, social, empreendedorismo, vacinação, entre outros.
Durante o Gabinete Itinerante, será possível que o cidadão leve as suas demandas, que serão destinadas aos setores responsáveis, dessa forma, espera-se tornar a administração pública mais democrática e participativa.
São leis que beneficiam o servidor público e o os professores, concedendo reajuste e o realinhamento salarial, que prestigia a Agricultura Familiar.
O decreto nº. 494/2022 assinado na manhã desta quinta-feira (8) pelo prefeito Edilson Magro, estabelece ponto facultativo nos dias 23 e 30 de dezembro, nas sextas-feiras.
Nos dias 24 de novembro e 2 de dezembro, o horário de expediente nas repartições públicas municipais será das 7h30 às 13h30 e no dia 28 de novembro, será das 7h às 11h30.
O prefeito Edilson Magro decretou ponto facultativo dia segunda-feira, dia 14 de novembro, véspera de do feriado nacional da Proclamação da República.