Prefeitos que integram a diretoria da Assomasul e parlamentares se reuniram na manhã desta segunda-feira (18), na sala da Presidência da entidade, em Campo Grande, para discutir a pauta da XVIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios que ocorrerá de 25 a 28 deste mês.
Durante o encontro, além da pauta que será levada à Brasília, o prefeito Aluizio São José, que compõem a diretoria da Assomasul, como Diretor Assuntos Municipalista, demonstrou sua preocupação, com a demora no repasse dos recursos federais para os municípios, além dos cortes realizados no setor da saúde, educação e assistência social.
A crise atinge a todo o país, mas somos nós os prefeitos os que respondem pelo corte realizado pelo governo federal, pois para a população dá a impressão que há falta de gestão pública municipal, quando na verdade estamos sofrendo com o atraso nos repasses das emendas federais, e ainda sofremos perdas de recursos nas pastas da saúde, educação e assistência social, pontuou o prefeito coxinense.
O Pacto Federativo é o principal assunto em discussão durante o encontro, do qual participam a senadora Simone Tebet (PMDB) e o deputado federal Geraldo Resende (PMDB).
Entre outras reivindicações, os prefeitos vão defender também durante a Marcha a Brasília, organizada pela CNM (Confederação Nacional de Municípios), a prorrogação do prazo para o fim dos lixões nos municípios.
PACTO FEDERATIVO - A PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 172, conhecida como PEC do Pacto Federativo, avançou na Câmara dos Deputados e segue agora para uma comissão especial, que deve ser criada nos próximos dias.
O texto, que teve admissibilidade aprovada pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), na semana passada, define que estados e municípios só assumirão encargo ou prestação de serviços delegados pela União se houver previsão de repasses financeiros.
Há dias, a Assomasul advertiu que enquanto a União atribui tarefas aos entes federados, 80% dos recursos continuam concentrados no governo central.
Para a entidade, a descentralização de ações governamentais é o que garante a eficiência de muitos serviços e aproxima os governantes dos cidadãos. No entanto, os recursos federais direcionados para estas ações precisam estar garantidos para que o mecanismo surta efeito real e para que as ações possam ter continuidade.
A mudança mexe no Artigo 160 da Constituição, que veda a retenção ou qualquer restrição aos recursos destinados aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios.
Pela PEC, a lei passa a prever, em um parágrafo, a proibição de a União impor ou transferir encargo ou a prestação de serviços sem a previsão de repasses de custeio.
Está disponível no Edital nº. 011/2023, a lista de convocados, bem como, a relação e documentos exigidos e o link do cadastro online.
Os candidatos aprovados deverão aguardar o chamamento, que será conforme a necessidade de cada setor e será feito pelos recursos humanos da Prefeitura.
O Edital n.º 005/2023 traz a relação dos candidatos aprovados e sua respectiva classificação.
Os cargos são para Assistente de Administração, Auxiliar De Serviços de Higiene e Alimentação, Arquiteto, Engenheiro Civil I, Recepcionista e Vigia.
A Gerência de Tributação e Receita estará atendendo em novo endereço a partir de segunda-feira (19), na Av. Gaspar Ries Coelho, n.º 770 – Bairro Flávio Garcia, (antiga Ponto Com).
Estão sendo convocados mais de 50 candidatos aprovados, para os cargos de Agente Comunitário, Assistente de Administração, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Auxiliar de Serviços de Higiene e Alimentação, Eletricista, Merendeira, Motorista, Orientador Social, Pedreiro, Psicólogo, Recepcionista, Técnico em Vigilância Sanitária e Vigia.