A prefeitura Municipal de Coxim por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social tem cuidado das pessoas em situação de rua neste município.
Segundo a secretária Municipal de Cidadania e Assistência Social, Mônica Cotini, todas as pessoas que se encontram nesta situação recebem atendimentos na Proteção Social Especial de média complexidade no CREAS Centro de Referência Especializado de Assistência Social, enquanto há Violação de Direito uma equipe técnica de alta complexidade, que atua no rompimento de vínculo familiar, disponibilizando a estas pessoas, quando os mesmos se encontram nas Ruas ou Casa de Passagem, (antigo Albergue São Francisco), que hoje está sob a responsabilidade da Instituição Kolping.
As equipes técnicas que atendem este público são compostas por Assistente Social, Psicóloga e Educador Social. Sendo que as ações realizadas pelas equipes são: abordagem social, acolhida, alimentação, pouso, triagem e entrevista psicossocial, visitas domiciliares, acompanhamento especializado, encaminhamentos para os serviços sócios assistenciais e demais políticas públicas. Além de doação de passagem para retorno à família, cidade de origem ou questões relacionadas à oportunidade de trabalho.
Durante o ano de 2015 foram prestados os seguintes serviços:
Diariamente passam pelo albergue São Francisco das Chagas 8 a 10 pessoas;
São servidas diariamente em media 30 refeições ao dia;
Realizamos 253 abordagens Sociais;
Doação de 359 Passagens encaminhando a município de origem ou oportunidade de trabalho;
08 encaminhamentos para tratamento Álcool/ Drogas em Comunidades Terapêuticas
"Neste momento as equipes estão priorizando os atendimentos emergenciais para estes cidadãos que possuem o direito de ir e vir e estão
acampados na Praça do Flutuante e próximo a feira do produtor, alguns estão a procura de emprego, outros aguardam documentação pessoal,
recebem orientação sistemática para que procurem a Casa de Passagem, local existente para atendimento desta demanda, porém vale ressaltar que existe recusa da maioria destas pessoas, em seguirem as regras estabelecidas na Casa de Passagem preferindo permanecer nas ruas", informou a secretária.
Ainda de acordo com Mônica Cotini a SEMCAS através de reunião aberta ocorrida em 18/11/15
constituiu um Grupo de Trabalho para elaborar um Plano municipal de Ação para atendimento a pessoa em situação de rua, com agenda de reunião para o próximo dia 01/02/16.
"Acreditamos que somente através
de uma ação conjunta com as demais políticas publicas (segurança, educação, saúde...) possamos criar alternativas e melhor eficácia no atendimento a estas pessoas que precisam serem olhadas pela sociedade com um olhar mais humano, como seres humanos que são", finalizou a secretária de Assistência Social.
O curso tem por objetivo desenvolver habilidades e competências interpessoais, refletindo sobre a relação consigo e com o outro, possibilitando um melhor desempenho pessoal e profissional.
A inscrição deve ser feita, pessoalmente, na Casa dos Conselhos, localizada a rua Feliciano Serrou Camy, s/n°, Bairro Flávio Garcia.
O evento de assinatura do Termo de Cooperação que formaliza o uso do espaço pela associação, aconteceu na manhã desta quinta-feira, dia 20.
O projeto visa adquirir gêneros alimentícios produzidos por agricultores familiares do município por meio de chamadas públicas, estimulando e fortalecendo as atividades de produção do campo.
Cada família acolhedora deverá acolher uma criança/adolescente por vez, exceto quando se tratar de grupo de irmãos, quando esse número poderá ser ampliado.
O projeto “Bombeiros do Amanhã” é realizado pelo ° Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente de Coxim-MS em parceria com a Prefeitura de Coxim, através da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, e atende 50 crianças e adolescentes de 10 a 16 anos, que frequentam a escola regularmente