Após forte chuva de 60mm no período de 1h15 na tarde de segunda-feira (21 de outubro) no município, a Prefeitura de Coxim está realizando uma força-tarefa de limpeza e manutenção de locais afetados, em especial do sistema de drenagem das vias públicas.
A forte chuva causou enxurradas e alagamentos na área urbana e rural. A força das águas invadiu casas e comércios em 15 bairros e destruiu 53 vias públicas pavimentadas e não-pavimentadas. Não houve registro de feridos.
Desde a tarde de segunda-feira, a Coordenadoria de Defesa Civil do Município esteve atendendo cerca de 30 famílias que tiveram danos materiais. Foi confeccionado relatório preliminar pelo coordenador Gilberto Portela indicando cada local afetado e o custo avaliado dos prejuízos, incluindo fotos e localização por satélite. "Foi alimentado também o sistema da Secretaria Nacional de Defesa Civil, aonde registramos todo o histórico dos ocorridos com fotos e localização de satélite para documentarmos o ocorrido", explica Portela.
Houve também prejuízos em bens públicos como o Centro de Atenção Psicosocial (CAPS), a sede da Prefeitura, o Centro de Educação Infantil Zuleide Pompeu, o Ginásio Fernando Fontoura, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família e o ESF Senhor Divino, porém todos já retomaram o atendimento.
União e limpeza
Na sequência da tempestade, o prefeito de Coxim, Aluizio São José assinou o Decreto número 391 determinando Situação de Emergência no Município. Ele relata sobre o engajamento de todas as secretarias no restabelecimento do atendimento à população e da ordem pública: "Estamos trabalhando desde ininterruptamente para recuperar a cidade, manter a limpeza das ruas, no recolhimento de lixo na rede de drenagem, verificando tubulações, bocas de lobo e restabelecendo o atendimento em prédios públicos avariados".
Aluizio relatou ainda que desde as primeiras informações circulavam nas redes sociais sobre avarias, a população pode contar com a Prefeitura: "A Defesa Civil esteve presente em todas as regiões fazendo levantamento das enxurradas e alagamentos, contabilizando prejuízos, seguindo protocolos do Sistema Nacional".
As solicitações de reparos em vias públicas devem ser feitas diretamente à Secretaria Municipal de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos por ligação de voz pelo fone 99962 3178.
"A Prefeitura de Coxim continua à disposição da população, por meio da Defesa Civil municipal, pelo celular 9 9962 3206, para buscar meios e estender ajuda no que for possível dentro da legalidade", finaliza Aluizio.
o objetivo do gabinete Itinerante é levar os serviços da prefeitura para mais perto das pessoas, ofertando atendimento nas áreas de saúde, social, empreendedorismo, vacinação, entre outros.
Durante o Gabinete Itinerante, será possível que o cidadão leve as suas demandas, que serão destinadas aos setores responsáveis, dessa forma, espera-se tornar a administração pública mais democrática e participativa.
São leis que beneficiam o servidor público e o os professores, concedendo reajuste e o realinhamento salarial, que prestigia a Agricultura Familiar.
O decreto nº. 494/2022 assinado na manhã desta quinta-feira (8) pelo prefeito Edilson Magro, estabelece ponto facultativo nos dias 23 e 30 de dezembro, nas sextas-feiras.
Nos dias 24 de novembro e 2 de dezembro, o horário de expediente nas repartições públicas municipais será das 7h30 às 13h30 e no dia 28 de novembro, será das 7h às 11h30.
O prefeito Edilson Magro decretou ponto facultativo dia segunda-feira, dia 14 de novembro, véspera de do feriado nacional da Proclamação da República.