O II Encontro Internacional de Família Acolhedora de MS foi realizado no início do mês de Setembro pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul com objetivo de divulgar, incentivar e aprofundar discussões sobre o programa Família Acolhedora.
O objetivo deste segundo encontro é aprofundar a discussão sobre as famílias acolhedoras nos municípios e em toda a rede de proteção da criança e do adolescente como alternativas do não acolhimento institucional em abrigos.
Na abertura, o Corregedor-Geral de Justiça, Des. Julizar Barbosa Trindade, recepcionou os participantes do evento e lembrou que, por muito tempo, a criança e o adolescente foram esquecidos na formação da sociedade, porém a Constituição e o Estatuto da Criança e do Adolescente os colocaram como prioridade absoluta.
Um marco da mudança das lentes utilizadas pela legislação brasileira para enxergar a infância. É a partir desse marco que se passou a olhar para a criança como pessoa em especial condição de desenvolvimento, digna de receber proteção integral e de ter garantido seu melhor interesse. E, entre os direitos da criança e do adolescente, está o de ser acolhido preferencialmente em instituição familiar. Desta previsão surgiu o instituto da Família Acolhedora, em substituição às entidades de acolhimento, discursou.
Houve também a entrega do Selo Amigo da Criança e do Adolescente, uma honraria criada pela CIJ para homenagear pessoas físicas, jurídicas e entidades por relevantes serviços prestados, além de ações e projetos desenvolvidos em prol da criança e do adolescente.
O município de Coxim esteve foi agraciado com a honraria. A Secretária senhora Mônica Moura Costa Cotini recebeu, em nome da Prefeitura Municipal de Coxim, o Selo Amigo da Criança e do Adolescente.
Participaram do encontro administrações municipais, os magistrados, os promotores, os defensores, os delegados, os advogados, os técnicos da rede de proteção da infância e a sociedade civil em geral.
O evento ocorreu nos Plenários do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (Av. Mato Grosso, S/N - Bloco 13 - Parque dos Poderes - Campo Grande/MS), nos dias 01 e 02 de setembro/2016.
O curso tem por objetivo desenvolver habilidades e competências interpessoais, refletindo sobre a relação consigo e com o outro, possibilitando um melhor desempenho pessoal e profissional.
A inscrição deve ser feita, pessoalmente, na Casa dos Conselhos, localizada a rua Feliciano Serrou Camy, s/n°, Bairro Flávio Garcia.
O evento de assinatura do Termo de Cooperação que formaliza o uso do espaço pela associação, aconteceu na manhã desta quinta-feira, dia 20.
O projeto visa adquirir gêneros alimentícios produzidos por agricultores familiares do município por meio de chamadas públicas, estimulando e fortalecendo as atividades de produção do campo.
Cada família acolhedora deverá acolher uma criança/adolescente por vez, exceto quando se tratar de grupo de irmãos, quando esse número poderá ser ampliado.
O projeto “Bombeiros do Amanhã” é realizado pelo ° Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente de Coxim-MS em parceria com a Prefeitura de Coxim, através da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, e atende 50 crianças e adolescentes de 10 a 16 anos, que frequentam a escola regularmente