Desde que foi implantado no município de Coxim, em 2009, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) já formou mais de 10 mil crianças e jovens, os orientando a se manterem longe das drogas e da prática de violência. Desde a implantação no município, o programa tem apoio da Prefeitura de Coxim, por meio da Secretaria Municipal de Educação e da Câmara Municipal.
Esta semana ocorreram as formaturas de mais 900 crianças, sendo 500 alunos do 5º ano das escolas municipais William Tavares e Marechal Rondon, além de mais cinco escolas estaduais e duas particulares; e 400 alunos do nível 5 dos Centros de Educação Infantil (CEINFs) Nelly Martins, Leonora Bezerra, Maria Lucia Batista, Maria Santana e Caminho das Letras.
"Mais do que aprender, as crianças replicam o conhecimento adquirido em seus lares, para seus familiares e círculos de amizade, o que amplia o acesso a essas informações", diz o prefeito de Coxim, Aluizio São José, que participou mais uma vez das solenidades. "Parabenizo a Polícia Militar e seus parceiros por este louvável trabalho que garante um futuro melhor para nossas crianças e para a sociedade".
A secretária Municipal de Educação, Raquel Singh, também parabenizou a corporação pelos resultados alcançados: "O Proerd é uma parceria que visa aliar a família e a escola na formação das crianças, dando-lhes uma orientação, mostrando o caminho correto para a formação e desenvolvimento social e educacional".
O Proerd é um programa antidrogas com cunho educacional e preventivo que tem como objetivo propiciar o envolvimento da escola, da família e da Polícia Militar na questão do uso indevido de drogas e da violência.
Foi implantado em Mato Grosso do Sul em junho de 1997, sendo ministrado exclusivamente por 63 policiais militares que foram selecionados rigorosamente e capacitados com o curso de formação de instrutor para trabalharem com crianças da pré-escola e anos iniciais do 1° ao 4º ano, crianças de adolescentes do 5º e 7º ano do ensino fundamental e o Proerd para pais. No Estado, o projeto já alcançou cerca de 300 mil crianças e adolescentes durante seus 20 anos de existência.
Com o tema: “Transporte escolar e olhar inclusivo, conhecer para inclui” a palestra teve o objetivo de tirar dúvidas dos profissionais, pontuando as particularidades que a criança autista tem e como melhor atendê-los durante o trajeto.
Estão abertas as inscrições para o processo seletivo que visa a selecionar profissionais para atuarem como colaborador na função de Formador Municipal.
A ideia foi formar um grande painel com os carimbos dos pezinhos, simulando as pequenas pegadas rumo a conscientização de que é possível trilhar os mesmos caminhos, com jeitos diferentes.
O Centro de Educação Infantil Ildon Torquato Ribeiro iniciou esse mês de março os Projetos “Meus Passinhos E a musicalização na educação Infantil com a parceria do Professor Francisco que veio trazer alegria e tranquilidade aos pequenos com várias canções de roda, de ninar entre outras atingindo vários objetivos na rotina das crianças .
A Prefeitura de Coxim, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza uma nova convocação de profissionais aprovados no Processo Seletivo para atuarem na rede municipal de ensino.
A Jornada Pedagógica, visando proporcionar ao longo do ano, uma educação de qualidade.