Prefeitura realiza Tributo a Zacarias Mourão nesta sexta-feira

10/03/2015 - 15:51

A prefeitura de Coxim, por meio da FUNRONDON - Fundação Professora Clarice Rondon de Cultura Desporto e Lazer, realiza mais uma edição do Tributo a Zacarias Mourão, nesta sexta-feira (13) às 19h30 na Praça Silvio Ferreira. O evento contará com declamação, apresentação musical e teatral.

 

Filho ilustre de Coxim, Zacarias dos Santos Mourão, eternizado como Zacarias Mourão, nasceu em 15 de março de 1928 na cidade de Coxim. Para homenagear o responsável pela projeção de Mato Grosso do Sul, em especial a cidade do Pé de Cedro, será feita essa homenagem na sexta-feira (13), data próxima ao aniversário de um dos mais importantes nomes da música Sertaneja/Raiz, e um dos patronos da música sul-mato-grossense.

 

Biografia: Zacarias Mourão passou a infância na igreja, onde se tornou coroinha ao lado de Padre Chico, que o apelidou de Tió, nome de um pássaro danado.

 

No livro “Os Pioneiros – A origem da música sertaneja em Mato Grosso do Sul”, do jornalista Rodrigo Teixeira, Ligia Mourão, filha do compositor, relembra a história que teve início há 73 anos, em 1939.

 

Com 11 anos, Tió, acompanhado de Padre Chico - com quem se tornou coroinha, encontrou um arbusto de pé de cedro na beira do rio Coxim, durante uma das várias caçadas que realizava na companhia do sacerdote.

 

O menino resolveu que iria contribuir para arborização da cidade e acabou plantando a árvore. Anos mais tarde, a atitude ecológica teve uma justificativa mais filosófica, como ele mesmo explicou à filha.

 

"Teve um sentido porque ele havia conversado sobre Deus, sobre natureza... Ele queria arborizar do jeito que era o lugar mesmo. [...] Uma vez perguntei: Porque o senhor plantou um pé de cedro? Ele respondeu que queria saber sobre a vida e que plantou o amor" (sic).

 

Zacarias queria ver a árvore vingar. Seria o resultado do amor que plantara. E o pé de cedro, como era esperado, cresceu. "Antes de conhecer Goiá papai voltou a Coxim para matar a saudade. Ele queria ver o pé de cedro. Quando chegou, abraçou o tronco e chorou. Foi quando escreveu a letra", disse Ligia Mourão.

 

Apesar de ter morado em Campo Grande, Petrópolis (RJ) e São Paulo, Zacarias Mourão nunca esqueceu sua amada Coxim e seu pé de cedro. 

 

Em 1959, aos 31 anos, Zacarias retorna à cidade sul-mato-grossense, visita o pé de cedro que havia plantado quando criança. De volta à capital paulista com a letra da música, sobre a árvore, já escrita. Foi quando pediu a Goiá, outro compositor, que musicasse a canção que viria a marcar sua carreira. Em sua obra destacam-se as “guarânias” e os r”asqueados” da fronteira mato-grossense e paraguaia.

 

O Zacarias radialista, produtor, empresário, diretor de gravadora e compositor começa a surgir nesta época, no rádio, quando ele venceu um concurso de poesia na Rádio Bandeirantes e ganhou um programa para fazer. Também recebeu diversos prêmios no Festival de Música Sertaneja da Rádio Record de São Paulo.

 

Zacarias Mourão retornou ao Mato Grosso do Sul no ano de 1981, e passou a residir em Campo Grande, onde trabalhou na Assembleia Legislativa, sem, no entanto abandonar o meio artístico. Participou também como jurado do programa “Nossa Terra Nossa Gente”, que ia ao ar pela TV Campo Grande, além do programa "Porteira Velha" que apresentava na Rádio Cultura. Brigava constantemente pela valorização dos artistas regionais. Chegou a ser proprietário da ZN Produções.

 

Infelizmente, a vida de Zacarias Mourão foi interrompida na madrugada de uma terça-feira, em 23 de maio de 1989. O compositor, na época com 61 anos, foi encontrado morto dentro da casa que residia em Campo Grande. 

 

A morte trágica de Zacarias Mourão, fez com que o sonho de fazer a praça pública no lugar do pé-de-cedro passou a ser um desafio ainda maior para os amigos e familiares.  No local foi erguido um busto em homenagem ao compositor, o que deu início à construção do espaço público com o qual ele sempre sonhou.

 

Segundo o prefeito Aluizio São José a perda do filho ilustre de Coxim é irreparável. “Perdemos o privilégio de conviver com essa lenda regional que fez Coxim ser eternizada pela música Pé de Cedro. No entanto, sua obra é o seu legado e na sexta-feira (13) a partir das 19h30 toda as famílias coxinenses estão convidadas para participar deste singelo Tributo a Zacarias Mourão na Praça Sivio Ferreira. Venha participar conosco”.

 

Sevriço: Tributo a Zacarias Mourão

Data: 13/03/2015 – sexta-feira

Horário: 19h30

Local: Praça Silvio Ferreira

 


Fonte: Andressa Lopes


13/02/2023 - 12:06 Esquenta do Coxim Folia, Grito de Carnaval reúne centenas de foliões na praça Zacarias Mourão

A festa foi um esquenta para o carnaval que inicia no próximo semana, foram eleitos Carlos Henrique, o Kaká, Rei Momo e Barbara Bismark, Rainha do Carnaval. Eles desfilarão na terça-feira dia 21 em Campo Grande com a escola de samba.

23/01/2023 - 14:52 Inscrições para Rei Momo, Rainha do Carnaval e de Blocos Carnavalescos estão disponíveis no site de Prefeitura de Coxim

Neste ano a Prefeitura está organizando um belo carnaval de rua, com várias atrações e a participação da escola de samba Catedráticos do Samba que faz uma homenagem à Terra do Pé de Cedro, com samba enredo exaltando a história e os símbolos de Coxim.

03/10/2022 - 14:59 Ao lado do Pé de Cedro, a sexta-feira foi de música boa e de qualidade com Almir Sater e Sérgio Reis em Coxim

A emoção tomou conta de Sérgio Reis ao cantar Pé de Cedro, o artista chorou ao cantar o hino da cidade de Coxim.

20/09/2022 - 08:11 Em reencontro histórico, Almir Sater e Sérgio Reis cantam juntos em homenagem a Zacarias Mourão em Coxim

E em homenagem ao poeta Zacarias Mourão, Almir Sater e Sérgio Reis, voltam ao subir no palco para cantar juntos em um espetacular Show em Coxim, no dia 30 de setembro ao lado do Pé de Cedro, na entrega da estátua de Zacarias Mourão em tamanho real fabricada em bronze pelo artista plástico Ique

16/08/2022 - 15:33 Vem aí 8º Festival de Pipas na Praça da Poliesportiva

Para participar, basta levar a sua pipa e fazer a inscrição gratuitamente no local.

VOLTAR
Turismo

Conheça Coxim

Estabelecida às margens do encontro dos rios Taquari e Coxim, Coxim tem 33 mil habitantes. Por décadas, se consagrou como a Capital do Peixe, fazendo a alegria de pescadores de todos os cantos do país.

 

O rio Taquari é um dos principais formadores da planície pantaneira, sendo responsável por rica biodiversidade e belas paisagens. O rio Coxim é um de seus afluentes, ladeado por paredões naturais imponentes,...

Saiba Mais

Invista em Coxim

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e Pantanal, a oeste.

Atualmente com cerca de 35 mil habitantes, nossa cidade tem sua força na agropecuária, sendo referência na região Norte de MS como polo de comércio, serviços, saúde e educação. O turismo de pesca e o ecoturis...

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e ...

Saiba Mais