Nesta terça-feira, dia 27 de novembro, o 5º Batalhão de Polícia Militar de Coxim realizou mais uma formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), desta vez, com as crianças da Escola Rural Antônio Torquato da Silva Polo, em Jauru, distrito de Coxim.
Participaram da solenidade o tenente Rogério Aquino, representando o Comandante do 5º BPM, major Luiz César de Souza Herculano, a diretora das escolas do campo, professora Daniela Paula, a coordenadora pedagógica das escolas, professora Maria Auxiliadora, o vereador Mecias Alves, o radialista Ivaldo Lopez, o bispo da Diocese de Coxim, Dom Antonino Migliore, parceiros do programa e familiares dos formandos.
O Proerd é um programa primário de prevenção ao uso indevido de drogas, aplicado por Policiais Militares, que ministram aulas semanais para crianças do nível 5 da Educação Infantil e dos 5° e 7º anos do Ensino Fundamental, visando, enquanto atividade preventiva, ensiná-las a resistir ao aliciamento de usuários e traficantes, luta contra a violência, entre outras lições para uma boa cidadania. O programa é uma parceria do 5º BPM de Coxim, Prefeitura Municipal de Coxim, por meio da Secretaria Municipal de Educação e empresas parceiras do comércio local.
Implantado em Coxim no ano de 2009, este é o nono ano do programa na cidade, somando mais de 10 mil crianças e adolescentes formados desde o seu início. Com abordagens sobre drogas, violência e outros assuntos que colaboram com a formação de cidadãos de bem, o Proerd tem como modelo um programa criado pela Polícia de Los Angeles (E.U.A) que foi adaptado à realidade brasileira, onde o objetivo é propiciar o envolvimento da escola, da família e da polícia na questão da iniciação ao uso indevido de drogas e da violência pelas crianças. A administração do Proerd é do Conselho de Comandantes Gerais das Polícias Militares do Brasil (CNCG), através da Câmara Técnica do Proerd.
Os conhecimentos sobre drogas e as formas de evitá-las são transmitidos aos alunos através de lições, sendo aplicadas aulas com a utilização de recursos didáticos como vídeos, dramatizações, jograis, canções, brincadeiras e outros. No fim de cada ano, são realizadas as formaturas do Proerd, com a participação da família e da comunidade escolar, com a entrega do diploma, habilitando aquele aluno a ser uma fonte de compartilhamento dos conhecimentos adquiridos.
Para a diretora das escolas do campo, Daniela Paula, levar o programa para as escolas rurais era uma das metas de sua gestão. Através da parceria da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Educação, conseguimos que esse programa de tamanha importância fizesse parte da nossa programação na escola. Isso contribui para que essas crianças tenham um outro entendimento sobre esses problemas e saibam dizer não a esses vícios. É com muita satisfação e muita alegria que ontem, pudemos formar as crianças no Proerd. Nossa luta agora é para levar o programa para as outras duas escolas da área rural, tendo em vista que este é o primeiro ano do Proerd na escola rural Antonio Torquato da Silva Polo. O meu muito obrigado a todos os colaboradores, que isso possa permanecer e esses valores sejam levados pelas crianças pelo resto da vida, ressalta.
O Proerd foi implantado em Mato Grosso do Sul em junho de 1997, com cinco instrutores que foram formados pela PM/SP. Posteriormente, outros cursos foram realizados, onde houve o apoio da PM/DF e da Câmara Técnica da PM/SC, sendo, então, implantado o programa em diversos municípios do Estado, como Coxim, Dourados, Rio Brilhante, Aquidauana, Ponta Porã, Corumbá, entre outros.
Com o tema: “Transporte escolar e olhar inclusivo, conhecer para inclui” a palestra teve o objetivo de tirar dúvidas dos profissionais, pontuando as particularidades que a criança autista tem e como melhor atendê-los durante o trajeto.
Estão abertas as inscrições para o processo seletivo que visa a selecionar profissionais para atuarem como colaborador na função de Formador Municipal.
A ideia foi formar um grande painel com os carimbos dos pezinhos, simulando as pequenas pegadas rumo a conscientização de que é possível trilhar os mesmos caminhos, com jeitos diferentes.
O Centro de Educação Infantil Ildon Torquato Ribeiro iniciou esse mês de março os Projetos “Meus Passinhos E a musicalização na educação Infantil com a parceria do Professor Francisco que veio trazer alegria e tranquilidade aos pequenos com várias canções de roda, de ninar entre outras atingindo vários objetivos na rotina das crianças .
A Prefeitura de Coxim, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza uma nova convocação de profissionais aprovados no Processo Seletivo para atuarem na rede municipal de ensino.
A Jornada Pedagógica, visando proporcionar ao longo do ano, uma educação de qualidade.