Na manhã de domingo (22), ficou comprovado incontestavelmente que a soma de esforços podem viabilizar a concretização de um sonho. A Associação dos Amigos Voluntários e Colaboradores de Coxim (AAVC) vive este momento, com o lançamento da pedra fundamental para a construção da sede da instituição no Bairro Senhor Divino.
Quem conhece a instituição e seu trabalho sabe que esse sonho nasceu em 1999, fruto do trabalho da pedagoga Lucimeire Elias da Silva Ramos Barbosa, a Lucia da AAVC, que desde o início da AAVC vem promovendo a união das pessoas em busca do empreendedorismo social.
A concepção da ideia de criar a AAVC surgiu no momento em que Lúcia teve a oportunidade de conhecer o lixão municipal e ali naquele local ver a triste cena de crianças e de idosos que em meio ao lixo se utilizavam de restos de frutas e de alimentos para se alimentar. Naquele instante sentiu Deus tocar fortemente meu coração e compreendi a responsabilidade de intervir de alguma forma para mudar a realidade daquelas pessoas. Imediatamente entrei em contato com alguns supermercados e pedi que as frutas e verduras descartadas pelos mesmos fossem coletadas para aquilo que pudesse ser aproveitado fosse distribuído às famílias carentes. Naquele momento descobri parceiros como o supermercado prudente, compre bem e união, entre outros.
Nestes 15 anos, a associação ganhou corpo e atualmente oferece gratuitamente cursos na área educacional (alfabetização de adultos, o reforço escolar para crianças e adolescentes e informática básica, guarda mirim, fanfarra, oficinas de artesanato e trabalhos manuais).
Na área assistencial a AAVC tem desenvolvido ativamente campanhas, que já são tradicionais, no município como a campanha do agasalho, natal sem fome e as doações de cadeiras de rodas, muletas e a distribuição de frutas e verduras, dentre outras atividades.
Neste domingo que entra para a história da instituição a união de esforços está dando o primeiro passo para a realização do sonho da construção da sede própria da AAVC. O terreno foi doado pela prefeitura, os vereadores aprovaram a doação, e os deputados Junior Mochi e Marquinhos Trad viabilizaram, por meio de emendas parlamentares, os recursos necessários a serem investidos na edificação da obra, que tem previsão de ser inaugurada no dia 11 de Abril, aniversário de Coxim, com uma grande festa.
Em seu discurso, o prefeito Aluizio São José lembrou que conheceu o trabalho da AAVC na época em que era apenas advogado, quando colocou seu serviço à disposição da instituição. Convivendo com a Lúcia da AAVC, quando vereador, viu que a luta é diária e que sozinha não poderia levar esse belíssimo trabalho adiante.
Assim que assumiu a prefeitura de Coxim, aumentou o repasse para a AAVC em 5 vezes, além de ceder mão de obra qualificada para ajudar nas atividades promovidas pela entidade. É uma alegria poder contribuir com as ações promovidas pela AAVC, que atua principalmente junto à população mais carente.
Tenho a consciência de que juntos podemos mais. Por isso defendo na atividade pública parcerias com instituições sérias como a AAVC, que realiza há anos um trabalho de responsabilidade social em prol daqueles que realmente necessitam. Literalmente é fazer o bem sem olhar a quem, pontuou.
Muito emocionada Lúcia da AAVC agradeceu a todos os parceiros que acreditaram no sonho dela e que a partir deste lançamento da pedra fundamental para a construção da sede, novos desafios virão e que ela sabe que pode contar com todos eles. Todos aqui me conhecem e sabem da minha luta. Agradeço a cada um pela contribuição. Hoje é o primeiro passo para a realização de um sonho, finalizou.
O curso tem por objetivo desenvolver habilidades e competências interpessoais, refletindo sobre a relação consigo e com o outro, possibilitando um melhor desempenho pessoal e profissional.
A inscrição deve ser feita, pessoalmente, na Casa dos Conselhos, localizada a rua Feliciano Serrou Camy, s/n°, Bairro Flávio Garcia.
O evento de assinatura do Termo de Cooperação que formaliza o uso do espaço pela associação, aconteceu na manhã desta quinta-feira, dia 20.
O projeto visa adquirir gêneros alimentícios produzidos por agricultores familiares do município por meio de chamadas públicas, estimulando e fortalecendo as atividades de produção do campo.
Cada família acolhedora deverá acolher uma criança/adolescente por vez, exceto quando se tratar de grupo de irmãos, quando esse número poderá ser ampliado.
O projeto “Bombeiros do Amanhã” é realizado pelo ° Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente de Coxim-MS em parceria com a Prefeitura de Coxim, através da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, e atende 50 crianças e adolescentes de 10 a 16 anos, que frequentam a escola regularmente