A Prefeitura de Coxim, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (Semcas), juntamente com guarnição do 5º Batalhão de Polícia Militar, realizaram na manhã desta terça-feira (26 de novembro) mais uma Ação de Abordagem Social a pessoas em situação de rua.
Foram abordadas seis pessoas, sendo quatro moradores da cidade de Coxim, que estavam ingerindo bebida alcoólica na Praça Silvio Ferreira desde cedo com os demais. Os outros dois cidadãos foram encaminhados para Campo Grande e São Gabriel do oeste, conforme solicitado por eles mesmos, aonde teriam vínculo empregatício. Também foram feitas checagens e orientações a essas pessoas.
A equipe técnica do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), por meio da assistente social Maria Fernanda e do psicólogo Cairo, esteve acompanhada pelo secretário municipal de Cidadania e Assistência Social, Adenilson Villaba, prestando suporte e orientação aos cidadãos.
"Havia muitas reclamações de moradores, comerciantes, pessoas que utilizam a praça para caminhadas matinais, pais de crianças, que alegavam estarem sendo incomodadas com frequência pelos cidadãos, que ficam ingerindo bebidas alcoólicas, fazendo sujeira na praça, que é um de nossos pontos turísticos. Então, preservados os direitos desses cidadãos, dentre eles o de ir e vir, prestamos o suporte e encaminhamento a eles", explica o secretário Adenilson.
Anteriormente, a assistente social tinha sido agredida verbalmente por um dos homens, que se dirigiu para outro local. A PM foi chamada para garantir a integridade física de todos e orientar o grupo quanto às regras de convivência em sociedade.
"Este trabalho é feito rotineiramente pelos técnicos do CREAS, é cansativo e paciente, mas muito difícil também, já que esses cidadãos alegam serem oriundos de outra cidade, que vieram trabalhar em carvoarias na área rural, e um homem os traz para a cidade os deixando sem dinheiro. As autoridades judiciárias serão oficializadas para as devidas providências", informa o secretário Adenilson.
Em caso de injúria, assédio moral ou sexual, agressões físicas ou verbais, ameaças ou arruaça, a Polícia Militar deve ser acionada pelo telefone 190. Já no CREAS o atendimento pode ser feito pelo 9 9962 3240.
O curso tem por objetivo desenvolver habilidades e competências interpessoais, refletindo sobre a relação consigo e com o outro, possibilitando um melhor desempenho pessoal e profissional.
A inscrição deve ser feita, pessoalmente, na Casa dos Conselhos, localizada a rua Feliciano Serrou Camy, s/n°, Bairro Flávio Garcia.
O evento de assinatura do Termo de Cooperação que formaliza o uso do espaço pela associação, aconteceu na manhã desta quinta-feira, dia 20.
O projeto visa adquirir gêneros alimentícios produzidos por agricultores familiares do município por meio de chamadas públicas, estimulando e fortalecendo as atividades de produção do campo.
Cada família acolhedora deverá acolher uma criança/adolescente por vez, exceto quando se tratar de grupo de irmãos, quando esse número poderá ser ampliado.
O projeto “Bombeiros do Amanhã” é realizado pelo ° Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente de Coxim-MS em parceria com a Prefeitura de Coxim, através da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, e atende 50 crianças e adolescentes de 10 a 16 anos, que frequentam a escola regularmente