Na semana em que comemoramos os 124 anos de Coxim, mais uma grande descoberta que poderá revolucionar o artesanato e quem sabe a indústria cerâmica. Conforme a ceramista e artesã Andrea Lacet, uma das professoras que ministrou a Oficina de Modelagem, esmaltação e queima de Cerâmica em alta temperatura, a argila de Coxim é uma das melhores que existe, sendo uma grande descoberta para o Brasil.
Ainda de acordo com ceramista, além da cor especial ela aguenta altas temperaturas: “nós fizemos a queima de uma argila que era usada aqui, de Rio Verde e a 1.200 graus de temperatura ela não resistiu, as meninas tinham algumas peças com argila de Coxim e nós descobrimos que além dela ter uma cor bem peculiar, que não tem em outro lugar do Brasil, ela também aguenta essa temperatura de 1.200 graus com eficiência e com esmalte vidrado. Então foi uma grande descoberta cerâmica, não só para Coxim, mas para o Brasil inteiro”.
Parte do conteúdo do curso é a queima em alta temperatura e quando há a queima da argila em 1.200 graus dependendo da temperatura final e do tipo de forno utilizado, pode-se obter uma grande gama de cores e texturas sem o auxílio dos revestimentos cerâmicos.
O prefeito Edilson Magro recebeu com muito ótimo essa notícia, segundo o chefe do executivo é preciso aproveitar a descoberta e unir forças para quem sabe transformar Coxim em um polo cerâmico, que possa gerar renda e emprego.
A oficina de modelagem, esmaltação e queima de cerâmica em alta temperatura iniciou na segunda-feira (4) e terminou nesta sexta-feira com entrega de Carteira Nacional do Artesão, com validade em todo o país. Sendo realizada pela Prefeitura Municipal de Coxim através da Funrondon e com a parceria da Fundação de Cultura de MS e Governo do Estado.
O documento tem abrangência nacional e oferece diversos benefícios, como a abertura de oportunidades em feiras de artesanato nacionais e internacionais.
No dia 10, segunda-feira, a festa será com a dupla João Bosco e Vinícius no CTN. O tradicional desfile está marcado para ter início às 7h de terça-feira, dia 11. Este ano o tema é “A cidade do futuro é aqui, Coxim és tudo pra mim”.
Fruto de uma parceria entre Fundação CSN, Grupo Santa Otília e Prefeitura Municipal de Coxim O Garoto Cidadão é um projeto sociocultural com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento humano de crianças e adolescentes de 9 a 18 anos.
Além de conhecermos as belezas afros de Coxim nas categorias infantil e adulto, haverá também apresentação de capoeira com o mestre Pernalonga e alunos e, show com o grupo de pagode Novos Tempos.
A estátua de bronze em tamanho real de Zacarias Mourão à sombra do Pé de Cedro, edifica a história do poeta consolidando a sua contribuição à música sertaneja, levando nome de Coxim e do Estado de Mato Grosso do Sul ao Brasil, engrandecendo a cultura coxinense.
A estátua, que já está quase pronta, entrando agora no processo de fundição do metal, será entregue no dia 30 de setembro, quando haverá shows com os cantores Almir Sater e Sérgio Reis.