Victor Henrique Woitschach, ou melhor, Ique, como gosta de ser chamado, esteve em Coxim na semana passada nos dias 24 e 25, visitando o Pé de Cedro. Ique é o artista e escultor que está fazendo a estátua de bronze em tamanho real de Zacarias Mourão e esteve na praça que leva o nome do homenageado, para acertar os últimos detalhes, quanto localização e harmonização em que a estátua será fixada.
A estátua, que já está quase pronta, entrando agora no processo de fundição do metal, será entregue no dia 30 de setembro, quando haverá shows com os cantores Almir Sater e Sérgio Reis, no mesmo local.
De acordo com Ique, a estátua é a peça de mais alto nível técnico até então realizada, ele fez estátuas como a de Martinho da Vila, Pixinguinha e Manoel de Barros, dentre outros trabalhos.
“É um desafio muito grande, porque as informações fotográficas de registros históricos que não auxiliam muito o trabalho de detalhamento. E para mim é uma honra muito grande de receber esse convite do governador de fazer esse presente e agradeço o convite porque é um privilégio, não só por fazer um ícone tão importante da cultura brasileira, mas porque faz parte da minha história, eu sou de Campo Grande e quantas e quantas vezes na minha juventude, eu cantava Pé de Cedro para encantar as moças da minha época, fez parte da minha história”. Disse Ique em entrevista concedida a rádio Vale FM, na praça.
Além do dom do artista, para criar a estátua, foi preciso um trabalho longo e técnico, que inclui desde estudos e referências, passando pelo desenho, confecção de miniaturas, modelagem da peça em tamanho natural em platina, retoque de cera, fundição em bronze, montagem, soldagem, acabamento final e pátina, para então ser transportada e fixada em Coxim.
O prefeito Edilson Magro comemorou a visita do artista e agradeceu o presente que a cidade está recebendo: “fico feliz em receber o Ique aqui em Coxim, veio ver pessoalmente a praça para depois dar os retoques finais e instalar a estátua de Zacarias Mourão, agradeço em nome da população e de toda a classe cultural de Coxim o presente que o governador Reinaldo Azambuja está nos dando, é muito importante para a nossa história e para a nossa cidade”. Concluiu o prefeito.
A assinatura do convênio do Governo do Estado com a Prefeitura de Coxim para construir a estátua, aconteceu em junho deste ano, nas presenças do governador Reinaldo Azambuja, do prefeito Edilson Magro, do então secretário de Estado de Cidadania e Cultura Eduardo Romero, vereadores e demais autoridades.
Estiveram juntos na visita de Ique, o Presidente da Funrondon (Fundação de Profª Clarice Rondon de Cultura Desporto e Lazer) Darinei Nery, o diretor de planejamento urbano Américo Júnior, o arquiteto Renan Braga, os radialistas Aloísio Guirra (Verdinho) e Magalhães e, o empresário Adelino Alexandre Lopes.
Sobre Ique
Sul-mato-grossense, de Campo Grande, Ique cursou Educação Artística na UFMS -Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Em 1982, foi para o Rio de Janeiro e trabalhou com Os Trapalhões, como programador visual, em 1984, foi ser chargista do Jornal do Brasil, sendo um dos principais chargistas da imprensa brasileira, foi o único chargista brasileiro na história do jornalismo a receber dois Prêmios Esso de Jornalismo em 1990 e 1991.
Teve contrato por 15 anos com o sindicato Americano CWS (Cartoonist & Writers Sindycate), presidido pelo cartunista americano Jerry Robinson, criador do personagem Coringa (CD Comics), o inimigo do Batman.
Em sua trajetória, publicou suas charges nos jornais, O Dia e O Estado de São Paulo, nas revistas Veja, Exame, Carta Capital, Interview e Playboy.
Na TV Globo, foi redator do humorístico Zorra Total, criou cenários virtuais, animações do Plim Plim, ilustrações e desenhos animados em 3D de abertura de programas Caldeirão do Huck, Fantástico e seriados. E escreveu e desenhou as duas aberturas dos dois últimos especiais de Chico Anysio, criados e dirigidos por Maricio Sherman.
Para aprimorar a sua técnica em escultura e caricaturas, fez importantes cursos de Desenho de Anatomia para Arte, e Estudo de Anatomia para Esculturas em Los Angeles, Estados Unidos.
As suas peças de bronze em tamanho real podem ser vistas em vários locais do Brasil, como: a de Michael Jackson em Botafogo (RJ); a de marchand Coimbra, no museu do Maracanã (RJ); do ex-técnico da seleção brasileira, João Saldanha, em Itapema (RJ); a do Chacrinha, na cidade de Duas Barras (RJ); do compositor Martinho da Vila, na Ilha do Governador (RJ); do cantor Renato Russo, no Bar da Portuguesa em Ramos (RJ); a do poeta Manoel de Barros em Campo Grande (MS); dentre outras.
O artista planeja lançar dois livros, sendo um deles infantil, e uma exposição com todas as suas obras para comemorar seus 45 anos de carreira em 2022.
O documento tem abrangência nacional e oferece diversos benefícios, como a abertura de oportunidades em feiras de artesanato nacionais e internacionais.
No dia 10, segunda-feira, a festa será com a dupla João Bosco e Vinícius no CTN. O tradicional desfile está marcado para ter início às 7h de terça-feira, dia 11. Este ano o tema é “A cidade do futuro é aqui, Coxim és tudo pra mim”.
Fruto de uma parceria entre Fundação CSN, Grupo Santa Otília e Prefeitura Municipal de Coxim O Garoto Cidadão é um projeto sociocultural com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento humano de crianças e adolescentes de 9 a 18 anos.
Além de conhecermos as belezas afros de Coxim nas categorias infantil e adulto, haverá também apresentação de capoeira com o mestre Pernalonga e alunos e, show com o grupo de pagode Novos Tempos.
A estátua de bronze em tamanho real de Zacarias Mourão à sombra do Pé de Cedro, edifica a história do poeta consolidando a sua contribuição à música sertaneja, levando nome de Coxim e do Estado de Mato Grosso do Sul ao Brasil, engrandecendo a cultura coxinense.
A estátua, que já está quase pronta, entrando agora no processo de fundição do metal, será entregue no dia 30 de setembro, quando haverá shows com os cantores Almir Sater e Sérgio Reis.