Criada no século XVIII, quando a humanidade estava ameaçada pela varíola, a vacina até hoje salva-vidas e continua sendo a nossa arma eficaz na guerra contra a Covid-19. Sempre soubemos que a vacina previne muitas doenças, desde o nascimento até a nossa velhice.
A questão é que com o mundo cada vez mais globalizado e com a chuva de informação e desinformação, muitas notícias passam por verdadeiras deixando as pessoas em dúvida se vale a pena vacinar ou não. Em janeiro deste chegaram no Brasil as primeiras vacinas contra o Coronavírus, mesmo que tímidas e disputadas, começou aí um processo de imunização da população. Nesse período o Brasil registrou mais de 29.500 mortes pela doença.
A vacinação avançou, basicamente todo público alvo da vacina já recebeu pelo menos a primeira dose e o número de mortes é de 130, de acordo com balanço do Ministério da Saúde.
Ou seja, ao observarmos a redução dos números de mortes pode-se chegar à conclusão de que: a vacina salva-vidas e continua sendo a nossa arma eficaz contra a Covid-19.
E existe ainda pessoas que resistem em não vacinar, ou em não tomar as doses seguintes.
É preciso ter cuidado com a falsa sensação de que a pandemia terminou e que o vírus foi vencido. Por isso, vacine-se, procure as unidades de saúde de Coxim, vá até os pontos de vacinação que são constantemente divulgados pela Prefeitura de Coxim.
Escolha a vida, escolha a vacina.
CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO
Nesta semana a vacina está disponível em todas as unidades de saúde das 7:30h às 11h e das 13h às 16:30h.
Devem se vacinar com a primeira dose, pessoas com idade a partir de 12 anos, a segunda dose está destinada para pessoas com 12 anos ou mais que receberam a primeira dose das fabricantes Coronavac, ou Pfizer até o dia 20 de junho e para quem tomou a primeira dose da AstraZeneca/Oxford até o dia 20 de agosto.
A terceira dose é destinada para idosos com idade a partir de 60 anos e trabalhadores da saúde que receberam a primeira dose até o dia 20 de junho e imunossuprimidos que receberam a segunda dose há no mínimo 28 dias, mediante a apresentação de laudo médico.
Em todos os casos são obrigatórios a apresentação de documento de identificação, CPF e cartão do SUS.
A Tenda do Covid, atenderá pacientes com suspeitas de Covid, para que possam realizar o teste, e estará funcionando de segunda a sexta-feira das 7h as 11h e das 13h as 17h.
Decreto publicado na tarde desta segunda-feira (6) torna obrigatório o uso de máscaras em todas as Unidades de Saúde, fica recomendado o uso de máscaras em todas as unidades escolares de Coxim.
O prefeito Edilson Magro assinou na tarde desta sexta-feira (11), o Decreto 161/2022, que torna facultativo o uso de máscaras de proteção individual.
Prefeitos dos municípios da região norte consorciados ao Cointa - Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do rio Taquari, reuniram-se na manhã desta segunda-feira (31) via Google Meet para discutir medidas de enfrentamento a Covid-19.
A Prefeitura de Coxim, através da Secretaria Municipal de Saúde está criando mais um ponto de atendimento para as pessoas com sintomas de Covid. O novo ponto de atendimento será das 7h às 11h e das 13h às 17h na Escola Municipal Maria Lúcia Batista no jardim dos Pequis.
Com os aumentos de casos de Covi-19 a Vigilância Sanitária de Coxim intensificou os trabalhos de desinfecção nos locais de maior concentração de pessoas e nos prédios públicos do município.