Em explanação ao vivo no fim da tarde de quarta-feira (29 de julho) pelo Facebook, o gerente de Vigilância Sanitária de Coxim, Saimon Cândido, o prefeito de Coxim, Aluizio São José, e o secretário municipal de Saúde Pública, Franciel Oliveira, clamaram à população de Coxim para que respeite o isolamento social determinado durante o lockdown de 55 horas aos fins de semana.
Eles explicaram que quando essa decisão foi tomada, foi com base em números, quando havia um crescimento exponencial dos casos, e a equipe de Tele-Enfermeiros não estava conseguindo realizar o controle em tempo de se formar a bolha de proteção entre as pessoas contatadas com os casos confirmados.
"Se não tivéssemos tomado aquela decisão, hoje teríamos aproximadamente 300 casos confirmados", disse Saimon. Ele disse ainda que a Vigilância Sanitária tem realizado plantões de 24 horas com duplas de servidores, com apoio da Polícia Militar, em uma série de ações fiscalizatórias em comércios, em ranchos, residências, locais públicos, área rural, que estão sendo atendidas.
"As pessoas sempre cobram muito de nós parâmetros da ciência em nossas tomadas de decisões. E quando o poder público recebe recomendações dos cientistas, estas são as únicas medidas efetivas de diminuição do contágio: restrição de mobilidade, reforço do isolamento social, higiene frequente e uso de máscara", explica Saimon.
"Cientificamente se o nosso isolamento social melhora, não vamos derrubar a curva de caos de dia pra noite, mas vamos diminuir a velocidade de disseminação do vírus", esclareceu.
"Por isso, como cidadão coxinense, peço a você, que até hostiliza o serviço de Saúde, queria lhe pedir encarecidamente pra nos ajudar. Recebemos muitas críticas, mas gostaria que você orasse e agradecesse por nós, profissionais de saúde. Some forças com nossa equipe!", clamou Saimon. Assista a um trecho do vídeo aqui.
"Segundo especialistas, o pico da doença em MS vem aí entre os dias 10 e 20 de agosto. Esse pico mudou muitas vezes, mas nunca paramos. Vocês precisam vir juntos conosco. Eu não gostaria de ir em mais nenhum sepultamento de mortos pela Covid", finalizou Saimon.
Aluizio e Franciel ressaltaram também que os hospitais da Capital já estão lotados e a ocupação dos cinco leitos de UTI do Hospital Regional de Coxim já chegaram a 60% na quarta-feira.
A Tenda do Covid, atenderá pacientes com suspeitas de Covid, para que possam realizar o teste, e estará funcionando de segunda a sexta-feira das 7h as 11h e das 13h as 17h.
Decreto publicado na tarde desta segunda-feira (6) torna obrigatório o uso de máscaras em todas as Unidades de Saúde, fica recomendado o uso de máscaras em todas as unidades escolares de Coxim.
O prefeito Edilson Magro assinou na tarde desta sexta-feira (11), o Decreto 161/2022, que torna facultativo o uso de máscaras de proteção individual.
Prefeitos dos municípios da região norte consorciados ao Cointa - Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do rio Taquari, reuniram-se na manhã desta segunda-feira (31) via Google Meet para discutir medidas de enfrentamento a Covid-19.
A Prefeitura de Coxim, através da Secretaria Municipal de Saúde está criando mais um ponto de atendimento para as pessoas com sintomas de Covid. O novo ponto de atendimento será das 7h às 11h e das 13h às 17h na Escola Municipal Maria Lúcia Batista no jardim dos Pequis.
Com os aumentos de casos de Covi-19 a Vigilância Sanitária de Coxim intensificou os trabalhos de desinfecção nos locais de maior concentração de pessoas e nos prédios públicos do município.