Nesta sexta-feira (06), às 20 horas, a banda Muchileiros se apresenta, com entrada franca, no campus de Coxim da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).
A iniciativa faz parte do projeto Muchileiros na Estrada, encampado pela banda para divulgação da produção musical em Mato Grosso do Sul, principalmente entre os acadêmicos.
Desta vez, o projeto tem apoio da prefeitura de Coxim, por meio da Funrondon (Fundação de Cultura, Esporte e Lazer Professora Clarice Rondon dos Santos).
Segundo a banda, o foco é propagar as diversidades musicais que existem nas culturas de fronteira, dos Andes, do Brasil e da América Central, misturando em sua bagagem, além da musicalidade intrínseca do Mato Grosso do Sul, ritmos do interior do Brasil, mesclados aos dos países vizinhos.
Em seus quatro anos de existência, os Muchileiros - formado por Carlos Soria, Carlos José Vergitz, Flávio Ottoni e Edson Duenha - desenvolveram uma intensa pesquisa musical para compor suas canções, produzindo o CD Luna, que será apresentado no show.
O documento tem abrangência nacional e oferece diversos benefícios, como a abertura de oportunidades em feiras de artesanato nacionais e internacionais.
No dia 10, segunda-feira, a festa será com a dupla João Bosco e Vinícius no CTN. O tradicional desfile está marcado para ter início às 7h de terça-feira, dia 11. Este ano o tema é “A cidade do futuro é aqui, Coxim és tudo pra mim”.
Fruto de uma parceria entre Fundação CSN, Grupo Santa Otília e Prefeitura Municipal de Coxim O Garoto Cidadão é um projeto sociocultural com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento humano de crianças e adolescentes de 9 a 18 anos.
Além de conhecermos as belezas afros de Coxim nas categorias infantil e adulto, haverá também apresentação de capoeira com o mestre Pernalonga e alunos e, show com o grupo de pagode Novos Tempos.
A estátua de bronze em tamanho real de Zacarias Mourão à sombra do Pé de Cedro, edifica a história do poeta consolidando a sua contribuição à música sertaneja, levando nome de Coxim e do Estado de Mato Grosso do Sul ao Brasil, engrandecendo a cultura coxinense.
A estátua, que já está quase pronta, entrando agora no processo de fundição do metal, será entregue no dia 30 de setembro, quando haverá shows com os cantores Almir Sater e Sérgio Reis.