Com o apoio da Prefeitura de Coxim e da Câmara Municipal, foi criada no último sábado (27), a Associação de Desenvolvimento Rural do Beira Rio. Em clima festivo, o evento aconteceu na chácara Água Preciosa na Colônia São Ramão.
A criação da associação visa fortalecer a agricultura familiar, unindo os produtores em busca de maquinários, equipamentos e recursos que favoreçam o desenvolvimento econômico dos associados.
A presidente Sra. Carmen agradeceu a presença das pessoas que foram prestigiar a fundação da associação, dizendo ser um sonho de muitos anos que estava sendo realizado, equiparando a associação a uma família onde todos têm responsabilidades para o bem comum.
O prefeito Edilson Magro falou das responsabilidades e da disponibilidade de apoio dos poderes executivo e legislativo para a evolução da associação: “começa hoje uma grande responsabilidade, levem até o prefeito a demanda de vocês, para que, juntos executivo e legislativo, possamos buscar apoio e recursos com o Governo do Estado e o secretário de infraestrutura Eduardo Riedel. Com a união de todos, essa associação vai ajudar muito a agricultura familiar, desejo sucesso a todos”. Destacou o prefeito.
Participaram da inauguração da associação, Dorival Betini representando o secretário de estado de saúde Geraldo Resende, os secretários Adilson Alves (Desenvolvimento) e Juvenal Monteiro (Obras), os vereadores Ademir Peteca e Vilmar Vendrusculo, o chefe de gabinete Ivaldo Lopes, o gerente de fomento José Antônio de Amorim, membros da associação, amigos e moradores da região.
Já dando início aos trabalhos da associação legalmente estabelecida. Na manhã desta segunda-feira (29), o prefeito recebeu os representantes da associação onde formularam documento solicitando a Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e ao secretário Jaime Verruck, uma farinheira de mandioca, visando a geração de emprego e renda aos agricultores locais.
O lançamento do projeto Nutri Coxim será realizado durante as festividades de aniversário do município na semana do dia 11 de abril.
Com o selo, o laticínio apto a vender seus produtos no comércio local e nos municípios consorciados, além de certificar a qualidade da sua produção.
O projeto trabalhará frutos como a castanha do baru, guavira, jatobá, pequi, bocaiúva e tantos outros, beneficiando inicialmente produtores da agricultura familiar.
Além dos atuais feirantes que já expõe seus produtos a venda, na “Feira do Ano”, pelo menos 12 novos empreendedores participarão vendendo seus produtos.
Os serviços buscam isentar o pequeno produtor rural do custo de contratação do profissional, devido ao alto custo, incentivando a bovinocultura leiteira e a agricultura familiar.
Fundada em abril de 2015, a Feira de Produtos da Terra completa mais um ano de atividade e para comemorar, nesta sexta-feira (29, haverá show ao vivo com o cantor Toninho a partir das 18 horas.