A Vigilância Sanitária de Coxim, destaque no estado de Mato Grosso Sul como formalizadora de pequenos negócios, realizará em 2023 o Curso de Extrativismo e Produção de Alimentos com Frutos do Cerrado. A parceria foi realizada em visita ao município de Terenos no último dia 6 de dezembro. O projeto trabalhará frutos como a castanha do baru, guavira, jatobá, pequi, bocaiúva e tantos outros, beneficiando inicialmente produtores da agricultura familiar.
O projeto será coordenado pelo núcleo de alimentos da Vigilância Sanitária de Coxim e ministrado pela sanitarista e mestre em alimentos Haideline Mertens Kuff.
Segundo os nutricionistas Dalton Donato e Mara Iolanda, coordenadores e técnicos em vigilância sanitária de Coxim, o projeto trará inúmeros benefícios e oportunidade de renda aos produtores. “Estamos confiantes que realizaremos mais um projeto fantástico, com oportunidades de negócio e avanços aos nossos empreendedores do campo”. Disse o Coordenador.
Na mesma oportunidade, o município de Coxim, ofertou cooperação técnica ao município de Terenos no registro e formalização de produtos da agroindústria, já que quase 60% da população daquele município tem vínculo rural.
Para o Secretário de Desenvolvimento de Terrenos Valdecir Batista Alves, a parceria entre os municípios trará inúmeros benefícios aos produtores. ‘Essa troca de experiências nos trará avanços a administração e sempre quem ganha é a sociedade’’, finalizou Valdecir.
A comitiva foi conduzida pelo técnico em Vigilância Sanitária Saimon Cândido, idealizador do projeto, acompanhado pelo Gerente de Vigilância Sanitária Luiz Eduardo dos Santos e pelos técnicos nutricionistas coordenadores do projeto. A execução está prevista para segundo semestre de 2023, atendendo inicialmente 100 produtores.
O lançamento do projeto Nutri Coxim será realizado durante as festividades de aniversário do município na semana do dia 11 de abril.
Com o selo, o laticínio apto a vender seus produtos no comércio local e nos municípios consorciados, além de certificar a qualidade da sua produção.
O projeto trabalhará frutos como a castanha do baru, guavira, jatobá, pequi, bocaiúva e tantos outros, beneficiando inicialmente produtores da agricultura familiar.
Além dos atuais feirantes que já expõe seus produtos a venda, na “Feira do Ano”, pelo menos 12 novos empreendedores participarão vendendo seus produtos.
Os serviços buscam isentar o pequeno produtor rural do custo de contratação do profissional, devido ao alto custo, incentivando a bovinocultura leiteira e a agricultura familiar.
Fundada em abril de 2015, a Feira de Produtos da Terra completa mais um ano de atividade e para comemorar, nesta sexta-feira (29, haverá show ao vivo com o cantor Toninho a partir das 18 horas.