O projeto, financiado pelo FIC (Fundo de Investimentos Culturais da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), foi contemplado através do Edital 01/2019, porém, com a paralisação devido à pandemia Covid-19, passou por uma reformulação para atender aos protocolos de biossegurança e as restrições sanitárias impostas para conter a disseminação do vírus.
O proponente do projeto, o artesão e pequeno empreendedor pantaneiro, Júlio Pipoca, diz que o objetivo é realizar uma manifestação cultural festiva onde serão celebrados os costumes e tradições das Comitivas Pantaneiras da região de Coxim.
“A Comitiva Pantaneira é a tradição do homem pantaneiro, e é muita coisa que envolve e formam a nossa cultura. A história do homem pantaneiro é o modo de falar, os causos, a culinária típica, o tocar do berrante, as bruacas de carga, a trempe, os arreios diversos, os ritmos regionais, a indumentária pantaneira e um monte de coisas mais. Tudo isso vai ser exposto no encontro”.
A programação do evento, além do preparo da culinária típica pantaneira também terá apresentações culturais referentes a cultura pantaneira.
De acordo com Albrecht, a pandemia afetou mais severamente os segmentos da cultura e do turismo, e projetos como este são de fundamental importância para a retomada destes setores nos municípios da região, com geração de volume de negócios, emprego e renda para as comunidades locais.
O evento será realizado de 21 de agosto a 26 de setembro, apenas aos sábados e domingos, das 17h às 20h, na praça da antiga concha-acústica de Coxim.
O projeto também conta com apoio da Gerência Municipal de Turismo de Coxim, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Coxim.
Adriana Queiroz, Segov
Foto: Edemir Rodrigues
O documento tem abrangência nacional e oferece diversos benefícios, como a abertura de oportunidades em feiras de artesanato nacionais e internacionais.
No dia 10, segunda-feira, a festa será com a dupla João Bosco e Vinícius no CTN. O tradicional desfile está marcado para ter início às 7h de terça-feira, dia 11. Este ano o tema é “A cidade do futuro é aqui, Coxim és tudo pra mim”.
Fruto de uma parceria entre Fundação CSN, Grupo Santa Otília e Prefeitura Municipal de Coxim O Garoto Cidadão é um projeto sociocultural com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento humano de crianças e adolescentes de 9 a 18 anos.
Além de conhecermos as belezas afros de Coxim nas categorias infantil e adulto, haverá também apresentação de capoeira com o mestre Pernalonga e alunos e, show com o grupo de pagode Novos Tempos.
A estátua de bronze em tamanho real de Zacarias Mourão à sombra do Pé de Cedro, edifica a história do poeta consolidando a sua contribuição à música sertaneja, levando nome de Coxim e do Estado de Mato Grosso do Sul ao Brasil, engrandecendo a cultura coxinense.
A estátua, que já está quase pronta, entrando agora no processo de fundição do metal, será entregue no dia 30 de setembro, quando haverá shows com os cantores Almir Sater e Sérgio Reis.